Moradores de Curitiba e Cascavel já podem obter a segunda via da carteira de identidade, o famoso RG, pela internet. O serviço está disponível desde esta segunda-feira (22) no site e é válido para cidadãos que fizeram a carteira de identidade há pelo menos três anos. Cerca de 2,4 milhões de pessoas no Paraná têm esse requisito.
Para fazer a “2ª Via Rápida” o interessado precisa acessar o site do Instituto de Identificação do estado, preencher o formulário exigido e pagar a taxa correspondente - que atualmente custa R$ 26,63. Após o pagamento, a previsão de confecção do documento é de até três dias úteis para capital e até sete dias para as cidades do interior.
No caso da carteira de identidade para menor de 18 anos, a entrega somente será realizada ao pai, mãe ou representante legal.
Se o solicitante cadastrar o número de telefone celular no momento do pedido, um SMS será enviado informando quando o documento estiver pronto para ser retirado. Mas, a consulta de todo o trâmite do processo também poderá ser feita no próprio site do instituto.
Conforme a Polícia Civil, em todas as situações, quem for retirar a carteira de identidade deverá apresentar a guia de retirada/protocolo gerado pelo sistema e um documento oficial com foto – RG, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte.
O sistema não permitirá qualquer alteração de dados ou imagem. Quando isso for necessário, o solicitante deverá fazer o pedido presencialmente em um dos postos do Instituto de Identificação.
Extensão
Parte de um projeto-piloto inédito no Brasil, resultado de uma parceria entre a Polícia Civil do Paraná e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), a iniciativa deve também se estender até o próximo mês para outras 22 cidades paranaenses .
Devem receber o projeto Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, São Mateus do Sul, União da Vitoria, Umuarama, Paranavaí, Guarapuava e Paranaguá.
Embora a solicitação pela internet esteja liberada para moradores destas cidades, por enquanto, só é possível fazer a retirada em Curitiba e Cascavel, explica o delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Cézar dos Reis.
A adequação de outras localidades à iniciativa deve ocorrer nos próximos 30 dias. “É um projeto que busca trazer agilidade, comodidade e segurança ao cidadão, já que a retirada do documento será feita após confirmação da biometria do solicitante”, salienta Reis.
Postos desafogados
O delegado-geral da Polícia Civil Júlio Cézar dos Reis também sustenta que a proposta deve reduzir o volume de solicitações de segunda via simples do RG nos postos de atendimento do Instituto de Identificação do Paraná. Hoje, estes pedidos representam em torno de 40% das solicitações recebidas. “Vai ajudar a desafogar o atendimento para quem precisa procurar o posto para fazer segunda via com alteração ou solicitar a primeira via da carteira”, pontua. O Instituto de Identificação do Paraná produz atualmente 2 mil carteiras de identidade por dia.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora