Idosos (com 60 anos ou mais), gestantes (em qualquer fase da gravidez) e crianças entre 6 e 23 meses serão vacinados contra a gripe a partir desta segunda-feira (25). Esses grupos populacionais poderão comparecer às unidades de saúde até 13 de maio para serem imunizados.
Em Curitiba, o grupo que terá direito à vacina na rede pública é composto por aproximadamente 200 mil pessoas - 153 mil idosos, 16 mil gestantes e 30 mil crianças -, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 80% de cada grupo populacional.
A vacina protegerá contra três vírus da gripe, são eles Influenza A (H1N1) causador da pandemia em 2009 -, Influenza A (H3N2) e Influenza B. Essa vacina é a mesma vacina aplicada nas clínicas particulares em 2010 e que foi utilizada em 2011 para imunizar a população residente no Hemisfério Norte.
A Gazeta do Povo entrou em contato com as unidades de Saúde do Hauer e Ouvidor Pardinho e a informação foi de que havia bom fluxo de pessoas para a vacinação nesta manhã, principalmente de idosos, mas não havia filas no primeiro dia da campanha.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as unidades de saúde receberam as vacinas e não houve imprevistos.
Vacinação
A imunização será feita nas unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira. A população poderá receber a dose nos centros de urgências médicas nos fins de semana.
Outros pontos especiais de vacinação serão estabelecidos pela Secretaria de Saúde. Uma tenda será montada na Boca Maldita, entre 25 e 30 de abril, das 9 às 17 horas, para facilitar a vacinação dos idosos, gestantes e crianças.
Haverá mobilização nacional para a vacinação no próximo sábado (30). A população terá 50 locais para receber a dose na capital do estado. Os locais ainda não foram definidos pela Secretária Municipal de Saúde.
Crianças
A vacinação das crianças entre 6 e 23 meses será feita em duas doses. A primeira dose deve ser tomada entre 25 de abril e 13 de maio e os pequenos terão de retornar aos postos de saúde. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias depois da primeira. A vacinação dos adultos será feita em dose única.
Restrições para alérgicos a ovo
A Secretaria Municipal de Saúde informou que as pessoas com doenças como diabete, hipertensão arterial, insuficiência renal ou hepática, Aids, Parkinson, Alzheimer e vítimas de acidente vascular cerebral podem tomar a vacina contra a gripe. Existe restrição para a vacinação nos casos de pessoas alérgicas a ovo ou que tiveram alergia à dose que receberam no ano anterior.
A vacina é feita com vírus mortos e fracionados e não causa gripe. A pessoa estará imunizada entre dez e 15 dias após a aplicação da dose.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora