Este pode ser o ano mais quente já registrado, segundo dados dos primeiros quatro meses de 2010 divulgados nesta semana pela agência climática do governo dos EUA.

CARREGANDO :)

"A temperatura média global combinada da superfície terrestre e marítima em abril foi a mais quente já registrada, 58,1 graus Fahrenheit (14,5 graus Celsius), o que é 1,37ºF (0,76ºC) acima da média do século 20, de 56,7ºF (13,7ºC)", disse a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) em um relatório divulgado em seu site, com data de segunda-feira.

O recorde anterior, segundo a NOAA, era de 1998. De acordo com a agência, a temperatura terrestre de abril foi a terceira mais elevada desde que os registros começaram, em 1980.

Publicidade

A agência apontou um calor excepcional no Canadá, Alasca, leste dos EUA, Austrália, sul da Ásia, norte da África e norte da Rússia, e disse que a extensão global coberta por neve foi a quarta menor já vista.

Mongólia, Argentina, extremo oriente da Rússia, oeste dos EUA (exceto Alasca) e a maior parte da China tiveram temperaturas abaixo do normal. A China teve o abril mais frio desde 1961, e o mais úmido desde 1974.

A NOAA disse que, embora a cobertura de gelo no oceano Ártico em abril fosse a maior desde 2001, ainda estava abaixo da média pelo 11º abril consecutivo, por causa das temperaturas acima do normal na superfície marítima.

Segundo a NOAA, o gelo no Ártico abrangia 14,7 milhões de quilômetros quadrados, 2,1 por cento acima da extensão média no período 1979-2000.

O fenômeno climático El Niño, caracterizado por um aquecimento do oceano Pacífico, perdeu força em abril, mas deve continuar até junho, disse a NOAA, ecoando um relatório de março da Organização Meteorológica Mundial.

Publicidade

Cientistas dizem que o El Niño foi parcialmente responsável por 2009 ter sido o quinto ano mais quente já registrado.

Veja também
  • Quadrimestre foi o mais quente já registrado, afirma agência americana