• Carregando...
Veja dados da lei que exige a existência de bibliotecas em todas escolas do país |
Veja dados da lei que exige a existência de bibliotecas em todas escolas do país| Foto:

A construção de 25 bibliotecas por dia até 2020 é o desafio para pôr em prática a lei, assinada na semana passada, que obriga todas as escolas brasileiras a ter seu acervo de livros. O número foi levantado pelo movimento Todos Pela Educação e mostra que, para cumprir a nova regra, serão necessárias 93 mil novas bibliotecas só no ensino fundamental. Nesta etapa da educação básica, apenas 39,3% dos colégios do país têm acervos próprios. No Paraná, apenas 57% das escolas oferecem este espaço.

O estudo do Todos Pela Edu­cação toma como base dados do Censo da Educação Básica divulgado pelo Ministério da Edu­cação (MEC) em 2008. A educação infantil, necessitada de 21 novas bibliotecas por dia, é a que mais se aproxima do ensino fundamental neste quesito.

De acordo com o conselheiro do Comitê Gestor do Todos Pela Educação, Luis Norberto Pascoal, a dificuldade é decorrente da falta de visão do Brasil sobre a importância da biblioteca. "No mundo todo as bibliotecas são doadas por mantenedores que têm uma alegria imensa de poder oferecer um acervo", disse Pascoal em entrevista à Agência Brasil.

O conselheiro defende que, além da ação dos gestores, será necessário o envolvimento de toda a sociedade no desafio. "A lei é uma direção, mas ela não faz nada. Nós, sociedade, é que devemos fazê-la funcionar. A tarefa não é só dos gestores; imagine se cada empresário doasse um acervo para uma escola, em dois anos o problema estava resolvido", ressaltou.

Desafio municipal

A maior falta está nas redes municipais de educação. De acordo com o estudo, apenas 18,2% das escolas municipais de educação infantil e 22,9% das de ensino fundamental têm bibliotecas. Na opinião da secretária municipal de Educação de Curitiba, Eleonora Fruet, é possível atingir esta meta proposta pela lei se houver esforço por parte do poder público. Eleonora ressalta que em 2005, quando assumiu a secretaria, apenas 58 escolas tinham bibliotecas. Atualmente são 171, de um total de 179 escolas municipais existentes. "Muitos espaços dentro da própria escola podem ser adaptados. Nas novas construções de escolas já prevemos o espaço da biblioteca", afirma. Segundo Eleonora, nos últimos quatro anos foram investidos R$ 18 milhões para a criação do novo acervo.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Educação do Paraná (Seed) informou que há sete anos o governo realiza ações para fortaceler as bibliotecas das 2.136 escolas na rede estadual. No entanto, a Seed não informou quais escolas têm ou não bibliotecas em funcionamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]