Cerca de 250 pessoas puderam fazer uma viagem no tempo percorrendo as galerias do centenário reservatório São Francisco, em Curitiba. Um das câmaras foi esvaziada para manutenção e ficou aberta a visitação de terça-feira (13) até esta quarta-feira (14). Quem perdeu esta oportunidade terá uma segunda chance em novembro, quando o processo será realizado na câmara de número dois.
O São Francisco é o reservatório de água mais antigo da cidade. Começou a ser construído em 1904 e foi inaugurado em 24 de agosto de 1908. Atualmente, atende cerca de 200 mil pessoas de 16 bairros de Curitiba.
No passeio, os visitantes puderam observar o sistema estrutural do reservatório construído em formato de abóbadas, técnica utilizada desde as antigas civilizações. Outra curiosidade são as cúpulas e arcadas feitas em tijolo, alvenaria e pedras esculpidas a mão.
A câmara número um do reservatório tem 6 metros de altura e capacidade para armazenar 5 mil metros cúbicos de água. O reservatório, construído em maciço de pedra, foi esvaziado, lavado e passará por processo de impermeabilização, para evitar infiltrações.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), responsável pelo reservatório, informou que o mesmo serviço será executado na câmara dois no mês de novembro. Ela também será aberta à visitação, mas ainda não há uma data definida.