Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

250 pessoas visitaram o interior do reservatório São Francisco

A câmara número 1 foi visitada por cerca de 250 pessoas | Divulgação/Sanepar
A câmara número 1 foi visitada por cerca de 250 pessoas (Foto: Divulgação/Sanepar)
Um das câmaras foi esvaziada para manutenção e ficou aberta a visitação |

1 de 2

Um das câmaras foi esvaziada para manutenção e ficou aberta a visitação

Inaugurado em 1908, reservatório atende 200 mil pessoas de 16 bairros de Curitiba |

2 de 2

Inaugurado em 1908, reservatório atende 200 mil pessoas de 16 bairros de Curitiba

Cerca de 250 pessoas puderam fazer uma viagem no tempo percorrendo as galerias do centenário reservatório São Francisco, em Curitiba. Um das câmaras foi esvaziada para manutenção e ficou aberta a visitação de terça-feira (13) até esta quarta-feira (14). Quem perdeu esta oportunidade terá uma segunda chance em novembro, quando o processo será realizado na câmara de número dois.

O São Francisco é o reservatório de água mais antigo da cidade. Começou a ser construído em 1904 e foi inaugurado em 24 de agosto de 1908. Atualmente, atende cerca de 200 mil pessoas de 16 bairros de Curitiba.

No passeio, os visitantes puderam observar o sistema estrutural do reservatório construído em formato de abóbadas, técnica utilizada desde as antigas civilizações. Outra curiosidade são as cúpulas e arcadas feitas em tijolo, alvenaria e pedras esculpidas a mão.

A câmara número um do reservatório tem 6 metros de altura e capacidade para armazenar 5 mil metros cúbicos de água. O reservatório, construído em maciço de pedra, foi esvaziado, lavado e passará por processo de impermeabilização, para evitar infiltrações.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), responsável pelo reservatório, informou que o mesmo serviço será executado na câmara dois no mês de novembro. Ela também será aberta à visitação, mas ainda não há uma data definida.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.