Dos 2.033 voos domésticos previstos nos principais aeroportos do país até as 20h desta segunda-feira (2), 526 sofreram atrasos de mais de 30 minutos - o equivalente 25,9% do total. Outros 120 voos foram cancelados (5,9%). Os números fazem parte do balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Entre as 711 operações programadas pela companhia aérea Gol no mesmo período, 373 atrasaram (52,5%) e 90 foram canceladas (12,7%).
Por meio de nota, a Infraero informou que "está monitorando os transtornos ocorridos nesta segunda-feira em função dos atrasos nos voos da companhia aérea Gol".
De acordo com a Gol, os atrasos são reflexos do intenso tráfego aéreo na sexta-feira (30), quando a empresa teve de transferir algumas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.
A assessoria da Gol disse que, na sexta, as tripulações atingiram o limite de horas de trabalho e não puderam seguir viagem. A Gol aponta também o aumento no movimento com o fim das férias escolares.
Queixas
Os juizados especiais instalados em cinco aeroportos brasileiros registraram pelo menos 84 reclamações até o início da noite desta segunda, de acordo com levantamento do G1.
Este foi o primeiro dia de atrasos significativos após a instalação dos juizados, há uma semana, nos aeroportos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio (Tom Jobim e Santos Dumont) e Brasília (Juscelino Kubitschek).
Os juizados começaram a funcionar no dia 23 de julho para solucionar problemas de passageiros referentes a atrasos e cancelamentos de voos e extravio, violação ou furto de bagagem, sem a necessidade da presença de um advogado.
Anac
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) cobrou explicações da Gol sobre os atrasos e cancelamentos de voos e informa que também está acompanhando a situação nos aeroportos. De acordo com a agência, a companhia informou que houve "um problema no software que processa as escalas de trabalho de seus tripulantes, durante o fim de semana". A legislação prevê, segundo a Anac, que um tripulante de avião a jato não pode exceder 85 horas de voo por mês, 230 horas por trimestre e 850 horas por ano.
A agência afirma ainda que, caso o passageiro tenha queixas em relação ao atendimento, pode registrar a queixa pelo telefone 0800-725 4445 ou pela internet.
Veja a nota da Infraero, divulgada nesta segunda
"A Infraero esclarece que está monitorando os transtornos ocorridos nesta segunda-feira (2/8) em função dos atrasos nos voos da companhia aérea Gol, impactados pela implantação de um novo sistema de escalas, o que ocasionou a falta de tripulantes daquela empresa.
A Infraero - no intuito de cumprir com sua obrigação de esclarecimentos aos passageiros e usuários da infraestrutura aeroportuária - esclarece que todos os procedimentos de auxílio operacional foram colocados à disposição da empresa aérea, a fim de amenizar o desconforto dos passageiros.
O comportamento dos atrasos da companhia aérea Gol cujas informações são repassadas pela própria empresa e divulgadas pela Infraero atingiu, até às 15h30 desta segunda, o pico de 54,5% das 538 partidas programadas."
Veja a nota da Gol, também divulgada nesta segunda
"A Gol informa que os atrasos de hoje são, ainda, um reflexo do intenso tráfego aéreo na sua malha verificado na última sexta-feira, quando a empresa precisou transferir algumas de suas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas (São Paulo), que fecha às 23h, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Na ocasião, algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia. A situação, desenvolvida num fim de semana de pico de movimento, com retorno de férias escolares, ocorreu num momento em que a empresa finalizava a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários.
A empresa trabalha intensamente para normalizar a situação de seus voos: acionou tripulantes extras e destacou equipes de monitoramento nos aeroportos. Elas foram especialmente designadas para tomar medidas emergenciais de atendimento, caso seja necessário.
Aos clientes, a Gol vem prestando atendimento e toda a assistência necessária, conforme determina a legislação estipulada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Gol julga importante informar que seu quadro de colaboradores é condizente com as necessidades operacionais da empresa e está em linha com os padrões do mercado.
A companhia reitera seu compromisso com a segurança, a qualidade e a agilidade dos serviços prestados aos clientes e garante que não medirá esforços para regularizar o mais rápido possível as suas operações."