O Comitê para a Transferência de Presos, coordenado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju), iniciou na terça-feira (17) o processos de transferência de 260 presos provisórios de delegacias de Curitiba, da Região Metropolitana e do Litoral do estado para a Casa de Custódia de Piraquara (CCP). Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, as transferências ocorrerão até o próximo dia 27.
Até esta quarta-feira (18), a Casa recebeu 50 detentos. No início do mês, a Seju realizou a transferência de outros 157 presos de carceragens de Curitiba e Região Metropolitana para a CCP, o que soma 417 só em dezembro.
Superlotadas, as carceragens de delegacias de Curitiba são alvos frequentes de rebeliões e tentativas de fugas de presos. As transferências para a Casa de Custódia devem ajudar a amenizar o clima tenso que toma conta das delegacias.
Rebeliões
No último dia 11, dois agentes penitenciários foram mantidos reféns na Penitenciária Estadual de Piraquara 1 (PEP 1), na qual ficam os presidiários condenados pela Justiça. O caso ocorreu uma semana depois de um grupo de agentes bloqueou as seis partes do complexo penitenciário em protesto pela agressão de um funcionário.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora