O Comitê para a Transferência de Presos, coordenado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju), iniciou na terça-feira (17) o processos de transferência de 260 presos provisórios de delegacias de Curitiba, da Região Metropolitana e do Litoral do estado para a Casa de Custódia de Piraquara (CCP). Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, as transferências ocorrerão até o próximo dia 27.

CARREGANDO :)

Até esta quarta-feira (18), a Casa recebeu 50 detentos. No início do mês, a Seju realizou a transferência de outros 157 presos de carceragens de Curitiba e Região Metropolitana para a CCP, o que soma 417 só em dezembro.

Superlotadas, as carceragens de delegacias de Curitiba são alvos frequentes de rebeliões e tentativas de fugas de presos. As transferências para a Casa de Custódia devem ajudar a amenizar o clima tenso que toma conta das delegacias.

Publicidade

Rebeliões

No último dia 11, dois agentes penitenciários foram mantidos reféns na Penitenciária Estadual de Piraquara 1 (PEP 1), na qual ficam os presidiários condenados pela Justiça. O caso ocorreu uma semana depois de um grupo de agentes bloqueou as seis partes do complexo penitenciário em protesto pela agressão de um funcionário.