Cães, gatos, pássaros, tartarugas e chinchilas. Estes foram alguns dos 300 animais que foram abençoados pelo frei Jaime Spengler na Paróquia São Francisco de Assis, em Curitiba, na tarde desta sexta-feira (2). A bênção, que já é um costume tradicional da comunidade católica, é concedida todos os anos durante as celebrações do dia de São Francisco.
Celebrado há 15 anos pelo Colégio Bom Jesus Divina Providência, no Ahú, o Dia de São Francisco fez com que os alunos levassem seus animais de estimação para a aula na tarde desta sexta-feira. Pessoas da comunidade também levaram seus bichos de estimação e formaram fila para receber a bênção. Segundo o frei Jaime Spengler, é importante as crianças conhecerem a história de São Francisco, que tratava toda criatura com respeito.
O professor Mario Antônio Sanches, diretor do mestrado de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), lembra que a bênção é uma tradição coerente. "São Francisco inaugurou na Igreja uma espiritualidade que valoriza a natureza e todos os seres vivos", afirma.
Gabriel Borges, de 12 anos, levou o cãozinho Guga, de 5 meses, para ser benzido. "Resolvi trazer o Guga porque assim ele recebe proteção", conta. Raquel, de 6 anos, era a única da sua turma que não tinha nenhum animal de estimação para levar à escola. Mesmo assim exibia com orgulho Letícia, uma gatinha de pelúcia. "Eu trouxe porque gosto muito dela e porque com a bênção ela vai cuidar de mim à noite", conta.
O santo
Tido como o protetor dos animais e patrono da ecologia, São Francisco viveu por volta do século 13. Ele deixou o pai, um rico comerciante, quando ainda era jovem e viveu na pobreza. Apresentou um ideal de fraternidade, que era levado também à natureza. Entre as muitas histórias que envolvem São Francisco, está um episódio ocorrido em uma aldeia que sofria com ataques de lobos. Após um acordo com o santo, os animais passaram a ser alimentados pelos aldeões e deixaram de atacá-los. Conta-se também que São Francisco conseguiu reservar um espaço na horta dos frades para as ervas-daninhas crescerem ao lado das outras plantas cultivadas.
Serviço
Neste sábado (4), na Paróquia São Francisco de Assis, será celebrada missa campal às 19 horas, com participação das crianças da catequese. Na próxima quarta-feira (8), haverá bênção no Santuário Nossa Senhora do Carmo, em todos os horários da novena.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora