A 48.ª Festa da Uva de Santa Felicidade começou ontem com a expectativa de 35 mil pessoas de público até domingo, 2,5 mil a mais do que a edição de 2005. Na abertura ontem, foram distribuídos 800 quilos de macarronada ao público no Bosque São Cristóvão.
Para atender tanta gente, a paróquia de São José, que organiza a Festa da Uva, prepara uma infinidade de comidas típicas italianas. Serão aproximadamente 14 toneladas de frango, polenta, risoto e macarão, além de 15 mil litros de vinho produzidos por fabricantes locais e colonos. A festa conta também com barraquinhas que oferecem outras variedades de comidas, artesanato e produtos locais. A programação inclui shows com grupos de música italiana, um tenor, grupos folclóricos e a banda Lefigarro.
"Queremos resgatar a festa de quermesse, trazer toda a família para saborear a comida típica italiana, as crianças brincando no bosque. É a volta da tradição da cultura italiana", afirma Ilton Mengarda, coordenador de eventos da paróquia São José. A organização está bastante otimista, pois a procura foi grande durante toda a semana. "Recebemos ligações de Santa Catarina e até do Rio de Janeiro e, se o tempo colaborar, podemos esperar o melhor e quem sabe superar a expectativa de público", confirma Mengarda.
Cerca de 500 pessoas estão envolvidas direta ou indiretamente na produção da festa. Dessas, aproximadamente 300 são voluntárias pela igreja e ajudam na barraca de comidas típicas. A festa conta com o apoio da prefeitura de Curitiba, de patrocinadores e da Polícia Militar.
Serviço: Bosque São Cristóvão, Santa Felicidade. Horário de funcionamento: sábado das 10 às 24 horas; domingo das 10 às 22 horas. Ingresso: R$ 3. Cada ingresso adquirido dá direito a uma caneta com o símbolo da festa.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora