O trânsito de Curitiba tem 35 radares preparados para flagrar avanço de sinal vermelho, parada na faixa de pedestre e também o excesso de velocidade. Os dois últimos equipamentos com essas funções foram instalados à zero hora da quarta-feira (21). Um foi instalado na Rua Alferes Poli, no bairro Parolin, e outro na Rua Carmelina Cavassim, no bairro Abranches.
O terceiro radar que começou a funcionar à zero hora desta quarta-feira, no bairro Capão Raso, fiscaliza apenas o excesso de velocidade. O limite de velocidade desses três radares é de 60km/h.
Existem quatro radares em Curitiba com limite de velocidade de 40 km/h e outro seis na Avenida Comendador Franco - em que a velocidade pode chegar a 70 km/h.
Somando os três novos radares, ao todo, a capital tem 89 radares fiscalizando o trânsito.
Outros 51 equipamentos ainda serão instalados em Curitiba, o que irá totalizar 140 radares. A previsão inicial da Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) era de que os 140 equipamentos seriam instalados até o final de junho. A nova previsão do órgão é de que os radares terminarão de ser colocados na cidade até o fim de setembro.
Os radares instalados foram aferidos pelo Ipem/Inmetro e os locais foram sinalizados, segundo a Urbs.
Contrato
O novo contrato fechado entre a prefeitura de Curitiba e a Consilux prevê a troca dos 110 radares antigos. Todos os equipamentos antigos foram retirados da cidade, segundo a Urbs. A Consilux administra os radares há 12 anos e em janeiro deste ano venceu a nova licitação para seguir operando o sistema.
Entre dezembro e fevereiro, os radares ficaram desligados, depois de uma determinação judicial. O desligamento atendeu ao pedido do Ministério Público, que contestava um aditivo contratual firmado entre a Urbs e a Consilux. De acordo com a prefeitura, a manutenção da empresa no gerenciamento dos radares deve gerar uma economia de R$ 9 milhões nos dois anos de contrato. Pela proposta, a Urbs pagará R$ 725 mil por mês à Consilux valor que seria 34% a menos do que o previsto no edital.
Veja no mapa abaixo a localização dos 89 radares que estão em funcionamento em Curitiba.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora