A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou 394 notificações de passageiros que tiveram sintomas de vômitos e diarreia, nesta quinta-feira (8), no navio MSC Sinfonia, que está no Porto de Salvador. A embarcação é a mesma em que uma cadeirante de 32 anos morreu, na segunda-feira (5), a caminho do Recife, mas a agência informou que não há relação entre os dois casos.
Uma equipe da Anvisa fez análises nas dependências do navio e encontrou irregularidades no armazenamento de alimentos e na quantidade de cloro na água usada para a confecção de alimentos e na fabricação de gelo. O navio está com dois mil passageiros, segundo a MSC Cruzeiros, responsável pela embarcação.
Uma nova vistoria técnica será realizada na tarde desta quinta-feira na embarcação, segundo a Anvisa. Até a conclusão dos exames, a embarcação ficará retida em águas baianas.
Outro lado
Segundo a assessoria de imprensa da MSC Cruzeiros, o cruzeiro teria duração de sete dias e partiu do Rio de Janeiro na sexta-feira (2). Em nota, a empresa informou que foram atendidas 20 pessoas no centro médico do navio com distúrbios gastrointestinais e sintomas físicos típicos de virose. Destes, 11 hóspedes desembarcaram no Porto de Salvador.
Ainda de acordo com o documento, o número de atendimentos médicos registrados a bordo corresponde a um índice atendimento normal e rotineiro.
Na manhã desta quarta-feira (7), uma hóspede de 87 anos apresentou alteração no quadro cardiológico e, preventivamente, a equipe médica do navio solicitou a remoção dela para um hospital local.