A volta dos paranaenses que foram passar o fim de semana nas praias ontem terminou em um grande engarrafamento na BR-277, que liga Curitiba ao litoral. Obras de manutenção no trecho do Viaduto dos Padres, na Serra do Mar, fizeram com que a viagem entre as praias e a capital levasse até 4 horas.
O advogado Luís Guilherme de Castro conta que saiu às 16h30 de Guaratuba e chegou a Curitiba às 20h30. Ele diz que o pior trecho foram os cerca de 40 quilômetros entre a entrada de Morretes e a serra. Ele levou três horas para percorrê-lo. O advogado ainda reclamou da falta de pessoas para sinalizar as obras e orientar o trânsito. O gerente Sérgio Ricardo Vechiatto, que levou quatro horas para chegar a Curitiba, também criticou a assistência no local. "O que dava dó era ver gente com o carro quebrado e criança de colo parado no acostamento. Não tinha ninguém para ajudar, a não ser perto do viaduto (dos Padres)."
Segundo a Ecovia, empresa que administra a rodovia, o pico de movimento no trecho aconteceu às 19 horas, quando passaram cerca de 1,6 mil veículos por hora pela praça de pedágio. O congestionamento teria sido de 10 quilômetros. A empresa ainda informou que manteve uma equipe para atender aos motoristas.