Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio Ambiente

40% das árvores plantadas nas ruas de Curitiba são danificadas por vândalos

Cerca de 20 mudas de árvores plantadas nesta semana pela prefeitura de Curitiba na Rua Marechal Floriano Peixoto foram arrancadas na madrugada desta quinta-feira (29). De acordo com a prefeitura, foram plantadas cerca de 290 árvores nativas ao longo da rua. Desde o início da gestão, cerca de 14 mil árvores foram plantadas em vias públicas da cidade. Pelo menos 40% delas sofreram com a ação dos vândalos.

A diretora do departamento de produção vegetal do Horto da Barreirinha, Érica da Costa Mielke, explica que o tempo para que uma muda fique apta para ser plantada nas ruas é de 3 a 4 anos. "Quando ela atinge o porte adequado é que está pronta", conta. A altura mínima para que a planta possa sair do horto para as vias públicas é de um metro e oitenta. "O diâmetro do tronco maior dificulta que as pessoas quebrem a árvore", justifica Érica. Quando uma muda plantada nas ruas é danificada, não pode ser reaproveitada, segundo a diretora. "São quatro anos de trabalho jogados fora", diz. Benefícios

As árvores espalhadas pela cidade auxiliam na redução da poluição sonora, reduz a velocidade com que a chuva chega ao solo, retém a poeira e purifica o ar. Além disso, é importante para o paisagismo das áreas urbanas. "A paisagem fica muito mais leve", explica Érica.

Por ano, a prefeitura de Curitiba recebe 15 mil pedidos de corte ou poda de árvores em vias públicas. Destes, 75% são negados e apenas 25% autorizados. "Uma cidade precisa de árvores para funcionar", afirma a diretora. "Sem elas haveria muito mais problemas do que varrer uma calçada", completa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.