Quarenta e três propriedades rurais da bacia hidrográfica do Ribeirão dos Apertados, em Arapongas, região Norte do Paraná, foram multadas por poluir o manancial que abastece o município. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Polícia Ambiental Força Verde emitiram 58 multas, que totalizam R$ 481 mil.
As autuações são resultado de uma força-tarefa que identificou focos de poluição na bacia, entre 15 e 25 de setembro deste ano. Entre os crimes ambientais, estão: lançamento de dejetos orgânicos diretamente em córregos e ribeirões, a falta de proteção com vegetação de córregos e nascentes, carcaças de animais a céu aberto, desvio de curso hídrico, disposição inadequada de embalagens de agrotóxicos e a presença de gado em Área de Preservação Permanente (APP).
A força-tarefa foi criada em função de focos de poluição que levaram a Sanepar a interromper o abastecimento de água em Arapongas em 14 de agosto e 14 e 21 de setembro. Em entrevista à Agência Estadual de Notícias (AEN), a diretora de Meio Ambiente da Sanepar, Maria Arlete Rosa, afirma que a empresa irá intensificar o monitoramento da qualidade da água bruta, da água tratada e das condições do solo do local.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora