Os paranaenses experimentaram nesta quinta-feira (9) uma trégua da chuva constante que cai nos últimos dias. Mas o sol não deve durar e o maior volume de água ainda está por vir. O Instituto Tecnológico Simepar alerta para a possibilidade de estragos por causa do grande volume de precipitação para os próximos dias. As chuvas devem vir sem grandes vendavais, porém intermitentes. Isso pode ocasionar deslizamentos e enchentes nos rios paranaenses.
O meteorologista do Simepar Tarcízio Valentin da Costa explica que o principal problema do excesso no acumulado de chuvas é o solo encharcado. “Como já está chovendo bem nos últimos dias, algum problema sempre ocorre. Deve voltar a chover forte a partir de sábado. O problema é que não deve ser chuvas temporais, mas vai chover continuamente vários dias. Provavelmente a causa disso seja uma influência do El Niño.”
A previsão é de que sejam mais de 200 milímetros até terça-feira em quase todas as regiões do estado. A média mensal para o estado geralmente fica nessa faixa dos 100 milímetros e qualquer quantidade de precipitação acima disso costuma causar problemas. O acumulado pode causar enchentes e alagamentos, especialmente na porção Sul do Paraná, segundo o Simepar. As áreas de maior risco são as cidades que ficam no entorno dos rios Iguaçu, Tibagi e Ivaí, que têm histórico de inundações.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião