O Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Alto da Glória, em Curitiba, recebeu ontem ao longo do dia 50 mil devotos, segundo estimativa do próprio santuário, que foram ver a imagem da santa vinda de Roma. Aproximadamente 3 mil fiéis aguardavam a chegada da comitiva italiana e da imagem para celebrar a Novena de Acolhida, ao meio-dia. Durante o dia foram rezadas 15 novenas em homenagem à santa.

CARREGANDO :)

A imagem chegou às 10h30 no Aeroporto Afonso Pena Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana, onde cerca de 100 devotos esperavam no saguão. A chegada do quadro foi aclamada com palmas e lágrimas de fiéis emocionados.

"Já recebi muitas graças, por isso fiz questão de vir recepcioná-la", conta a aposentada Aleida França de Paulo, 75 anos, que foi até o aeroporto mostrar sua devoção. "É uma recepção muito bonita, estamos percorrendo o país e por todos os lugares que passamos este ícone arrasta multidões, provando que, no Brasil, não rezamos apenas com palavras", afirmou o reitor do Santuário Internacional de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro e responsável pela peregrinação mundial do ícone, o padre brasileiro Darci Nicioli.

Publicidade

Do aeroporto, os fiéis saíram em carreata em direção ao santuário. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 200 automóveis fizeram o trajeto.

Na chegada à igreja, salva de palmas, chuva de papel picado e mais choro dos devotos. "Tudo o que eu peço ela me dá, sempre me abençoa, já curou várias doenças", conta a auxiliar de enfermagem, Shirley Terezinha Andruszewicz, 53 anos, com lágrimas nos olhos.

"Há trinta anos que recebo a graça da ‘minha mãezinha’. Estou doente, mas mesmo assim vim pedir ajuda para a minha filha e tenho certeza que ela vai ajudar, porque ela não me desampara", afirma a aposentada Maria Aparecida Lemes, 62 anos, que acompanhava a Novena de Acolhida a menos de meio metro do ícone.

Projeto

A peregrinação da imagem faz parte de um projeto inédito da Igreja Católica. Curitiba é um dos seis municípios brasileiros a receber o quadro – uma das três réplicas existentes, pintadas em 1870, com base na peça original, que data do século 14. O quadro original está na Igreja de Santo Afonso, Santuário Internacional de Perpétuo Socorro, em Roma.

Publicidade

Mesmo uma réplica, esta é a primeira vez que o ícone viaja o mundo. O Brasil foi o escolhido para o início do projeto, segundo Nicioli, por dois motivos: pelo fato do reitor do Santuário Internacional ser um brasileiro e pelo fato de o Brasil ser um dos países que tem mais devoção por Nossa Senhora de Perpétuo Socorro.

A peregrinação faz parte de um trabalho que tem por objetivo fortalecer a devoção dos fiéis e cumprir a missão designada há 140 anos pelo papa Pio IX aos missionários redentoristas: fazer a imagem conhecida no mundo.

A comitiva italiana, que chegou ao Brasil dia 13, fez a primeira parada em Belém (PA). Em seguida passou por Fortaleza (CE) e Goiânia (GO). Depois de Curitiba, onde fica até amanhã, a peregrinação segue para São Paulo e São João da Boa Vista (SP).

Serviço: O Santuário do Perpétuo Socorro realiza hoje o terço às 8, 14 e 19 horas. Haverá ainda a Hora Santa às 9 horas, missa ao meio-dia e a missa do Santíssimo às 15 horas e 19h30. Amanhã, o terço acontece às 9h30 e a missa de despedida da imagem às 10 horas. O santuário fica na Praça Portugal, s/nº, no Alto da Glória (em frente ao estádio Couto Pereira), em Curitiba. Informações: (41) 3253-2031.