Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
saúde

51 bairros correm risco de epidemia de dengue em Maringá

No total, 51 bairros de Maringá apresentam índices de infestação do mosquito da dengue acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. A informação foi divulgada pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Lira), da Secretária Municipal de Saúde, na manhã desta terça-feira (18).

Jardim Alvorada, Jardim Alvorada I, Jardim Alvorada II, Jardim Ebenezer e Sumaré são os bairros que correm maior risco de epidemia, com 3,7% de infestação. Por outro lado, a região central não sofre risco, onde, de acordo com a secretaria, não foi encontrado qualquer foco de infestação do mosquito da dengue.

Os bairros Residencial Lea Leal, Morangueira, Morangueira I e Alvorada III também apresentaram índices elevados: 3,3% de infestação. Nos demais bairros, os índices variam de 0,4% a 2,7%.

De acordo com o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, o índice só é considerado de alto risco a partir de 4%. "A incidência apresentada no relatório ainda acontece porque tem muito criadouro em lixos de resíduos sólidos nos quintais, embaixo do pratos de flor. A população precisa nos ajudar e mudar esses hábitos."

Apesar da infestação apontada pelo Lira, Nardi defende que 2012 foi um bom período de combate à dengue em Maringá. O secretário cita que, neste ano, foram 62 casos confirmados de dengue contra 182 casos em 2011.

Questionado sobre a possibilidade de epidemia em 2013, Nardi afirma que a campanha Natal sem dengue, lançada nesta terça-feira (18), pretende conscientizar e lembrar a população da importância da mudança de comportamento, limpeza de quintais para o combate ao mosquito da dengue, para evitar o pior. "É um esforço conjunto da secretaria e da população para que a gente possa diminuir o número de casos da doença na cidade."

Na manhã desta terça-feira (18), o secretário de Saúde estava na Praça Raposo Tavares, na região central de Maringá, com alguns dos 210 agentes de combate à dengue, para uma campanha educativa. O objetivo foi esclarecer à população os cuidados necessários para combater a doença. "É aquilo que está no slogan da campanha: a dengue se combate todos os dias, por todos."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.