Correção

Após o fim da prova da UFPR, a equipe da Gazeta do Povo e professores de cursos de Curitiba corrigem e comentam as questões do exame. Acompanhe a resolução em tempo real e o gabarito extraoficial em www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade.

CARREGANDO :)

Começa na tarde de hoje o processo seletivo da Univer­sidade Federal do Paraná (UFPR). A partir das 14 horas, 53.543 estudantes participam da primeira fase do vestibular, que terá provas em 29 locais, em Curitiba e Palotina (Oeste do estado). Os portões serão fechados às 13h30 e a prova tem duração de cinco horas. Para ingresso em 2014, a UFPR oferece 4.513 vagas distribuídas em 94 cursos. Nessa primeira fase, os candidatos devem responder a 80 questões de conhecimentos gerais.

Como de costume, a maior concentração de candidatos acontece na Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), com 10.957 vestibulandos. A Universidade Positivo recebe 5.924, a Unicuritiba 4.475, o Centro Politécnico 3.472 e a Uniandrade 2.851. Ainda há outras faculdades e colégios alugados para o processo seletivo. Em Palotina, as provas ocorrem no Colégio Estadual Barão do Rio Branco e no câmpus da UFPR. Do total de candidatos, mais de 2 mil são treineiros, estudantes que fazem as provas, mas não concorrem às vagas porque ainda não concluíram o ensino médio.

Publicidade

Mais cedo

Entre as novidades do vestibular 2014 da UFPR, o coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR Raul Von der Heyde destaca a abertura dos portões, que ocorrerá 15 minutos mais cedo em comparação com outros anos a fim de tentar diminuir o número de atrasos, e o fato de os novos cursos terem suas vagas preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). "Para este processo seletivo temos 1.596 vagas preenchidas pelo Sisu. São 20% das vagas gerais e todas as vagas para os cursos novos", conta.

Estão entre os novos cursos Fisioterapia e Licenciatura em Ciências Exatas, em Pontal do Paraná, e Engenharia em Aquicultura, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação, em Palotina. Em 2012, 529 vagas haviam sido reservadas para o sistema.

Quase na hora

Veja algumas dicas para um vestibular tranquilo:

Publicidade

Chegue cedo

Este ano os portões dos locais de prova serão abertos 15 minutos mais cedo, às 12h30, e fecham 13h30. Lembre que o entorno dos locais de prova costuma ter trânsito mais congestionado e não são tolerados atrasos.

A prova

Língua Portuguesa terá 18 questões; Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História, terão nove cada uma; e Língua Estrangeira, oito. No total serão 80 questões de múltipla escola e cada uma vale um ponto. A partir das 15h30 os candidatos estão liberados para deixar o local de prova.

O que levar

Publicidade

Caneta preta, lápis ou lapiseira e borracha. É preciso apresentar documento de identidade com foto e é recomendado levar o comprovante de ensalamento. Ele pode ser impresso no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br).

Cartão-resposta

Cada candidato tem seu próprio cartão-resposta e o receberá pouco antes das 15h30, uma hora e meia após o início da prova. A partir desse horário, será possível deixar o local de prova.

Eliminação

Os candidatos que não acertarem nenhuma questão da prova estão automaticamente eliminados. Também serão excluídos do processo quem usar aparelhos eletrônicos, materiais de consulta ou se comunicar com outros candidatos. Durante a prova também não é permitido consumir alimentos e usar bonés ou gorros.

Publicidade

Linha de corte

Dá para ter uma ideia do desempenho necessário para seguir para a segunda fase considerando o vestibular do ano passado. Os candidatos à vagas de Medicina precisaram de 55 pontos na primeira fase para seguir na disputa. Quem tentava vaga em Direito diurno teve de tirar 44 pontos e os interessados em Arquitetura e Urbanismo precisaram de 41 pontos.

Confira no mapa abaixo os locais de prova e clique nos botões para saber como chegar.

As rotas e horários das linhas convencionais de ônibus podem ser acessadas pelo site da Urbs, na seção "Itinerários". Também há o aplicativo "Meu ônibus", da página no Facebook da prefeitura de Curitiba e o Itibus2, que roda na plataforma Android.

Linhas especiais

Veja as rotas especiais para o local em que você fará a prova:

Colégio Marista Paranaense: linha Campina do Siqueira/Batel, no Terminal Campina do Siqueira.

José Loureiro/PUC: para quem vai fazer provas na PUCPR e no Unicuritiba. Saída da Rua José Loureiro, entre a Al. Doutor Muricy e a Rua Desembargador Westphalen.PUC: ligeirinhos saem da estação-tubo Centro Cívico. No percurso, ônibus também pegam passageiros nas estações-tubo Prefeitura, Círculo Militar e Rodoferroviária (na Av. Sete de Setembro, próximo à Rua Mariano Torres).

Linha direta Centro Politécnico: para quem fará prova nos câmpus Centro Politécnico, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas da UFPR. Saídas da estação-tubo Círculo Militar, no Centro.

Rui Barbosa/Uniandrade: Cidade Universitária Santa Quitéria, com saídas da Praça Rui Barbosa e embarques no ponto da linha convencional Vila Velha.

Fazendinha/Uniandrade: Cidade Universitária Santa Quitéria, linha disponível a partir das 10 horas, no Terminal Fazendinha, com liberação dos ônibus de acordo com a demanda. Embarque no ponto da linha Cotolengo.

Universidade Positivo: saídas de acordo com a demanda do Terminal Campo Comprido.