Em apenas um dia de vacinação contra a gripe em Curitiba, 53.550 pessoas foram vacinadas, de acordo com levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Desse total, a maior parte é formada por gestantes, idosos, crianças com menos de cinco anos e mulheres que tiveram bebês há menos de 45 dias.
Ao todo, 52.224 pessoas que estão num desses grupos foram vacinadas em Curitiba na segunda-feira (25) , primeiro dia da campanha no Paraná. O número equivale a 16% do total esperado para essas camadas prioritárias, que somam 320 mil pessoas. A procura gerou filas em alguns postos de vacinação da cidade. Na unidade de saúde da Praça Ouvidor Pardinho, a fila tomou conta de toda a extensão do local.
Pelas regras do Ministério da Saúde, também têm direito à vacina gratuita contra a gripe os trabalhadores da saúde, portadores de doença crônica, população carcerária e povos indígenas.
A campanha de vacinação foi antecipada em cinco dias no Paraná em relação à campanha nacional devido ao início prematuro da circulação dos casos de H1N1 neste ano. Em todo o Paraná, a expectativa é vacinar cerca de 2,9 milhões de pessoas até o dia 20 de maio. Os médicos, no entanto, recomendam que se procure o quanto antes os postos de vacinação. Isso porque o corpo demora cerca de 15 dias para começar a responder à vacina.
De acordo com informações da Secreteria Estadual de Saúde, o Paraná já registra 103 casos de gripe no estado, dos quais 38 evoluíram para um quadro grave e sete resultaram em morte. Em todo o país, já são 1.365 casos de gripe H1N1 e 230 mortes, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião