Mais de 57% dos estudantes de 8 anos não conseguiram superar os dois primeiros níveis, em uma escala de quatro, de aprendizado em leitura na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2013. Em Matemática, o porcentual foi de 58%.
Os dados constam em apresentação realizada para o Conselho Nacional de Educação (CNE). No ano passado, o governo federal não divulgou os resultados sob o argumento de que aquele ainda era o primeiro diagnóstico.
As informações referentes à prova de 2014 devem ser liberadas em agosto.
A ANA traz provas de Matemática, Leitura e também Escrita. Nesta última parte, 41,5% dos estudantes não atingiram os dois níveis superiores. O programa faz escalas de níveis, por regiões do país, e explora as complexidades de cada canto do país.
No caso de Leitura, a maioria dos alunos (57%) não consegue localizar informação explícita, situada no meio ou final do texto.
Em escrita, 41,5% dos alunos nos não teriam competência de escrever textos narrativos com mais de uma frase a partir de uma situação dada.
Já em matemática, a maior parte (58%) dos alunos não sabe associar valor monetário de um conjunto de moedas ao valor de uma cédula.
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