A comunidade católica de Curitiba celebra hoje os 60 anos da adoração eucarística na Igreja da Ordem a devoção foi instituída em 25 de março de 1951, pelo então arcebispo dom Manuel da Silveira dElboux, e desde esse dia vem ocorrendo na igreja mais antiga da capital de forma quase ininterrupta. Horas santas, uma procissão e duas missas fazem parte das comemorações.
O reitor da Igreja da Ordem, monsenhor Luiz de Gonzaga Gonçalves, explica que a adoração ao Santíssimo Sacramento ocorre diariamente na igreja, com a participação tanto de grupos organizados, como paróquias e pastorais, quanto dos demais fiéis, já que não é necessária nenhuma inscrição ou formalidade para se juntar aos adoradores.
No entanto, até 2005 a devoção sempre tinha hora marcada para acabar: o fim da tarde, quando a igreja fecha. Naquele ano, o atual arcebispo, dom Moacyr Vitti, inaugurou o Cenáculo Arquidiocesano, anexo à Igreja da Ordem, onde a Eucaristia permanece exposta à noite e durante a madrugada. O Cenáculo começou a ser construído nos anos 90, com incentivo de dom Pedro Fedalto, que estava à frente da Arquidiocese na época. Na ausência de dom Moacyr, que está fora da cidade, é dom Pedro quem celebrará a missa solene na noite de hoje. Também hoje a Igreja da Ordem lançará uma campanha para arrecadar fundos para a reforma do som, da parte elétrica, do relógio e dos sinos, que não funcionam há 30 anos.
Serviço
As comemorações começam às 7h30, com missa celebrada pelo bispo auxiliar dom Rafael Biernaski, na Igreja da Ordem. Às 18h30 haverá procissão e bênção do Santíssimo Sacramento, seguidas por uma missa solene, às 19 horas, no auditório do Cenáculo Arquidiocesano, celebrada por dom Pedro Fedalto.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião