Cerca de 60 integrantes do Movimento de Libertação dos Trabalhadores Sem-terra (MLST) ocuparam nesta sexta-feira a Fazenda Gasparetto, em Lindoeste, no Oeste do Paraná. De acordo com a Polícia Militar, a ação foi pacífica. A propriedade, de 158 alqueires, pertence a Sílvio Gasparetto, mas estava arrendada ao agricultor João Delalibera Ben, que acionou a polícia.

CARREGANDO :)

O sargento Leoni da Silva, do destacamento da PM de Lindoeste, afirma que os sem-terra iniciaram a montagem dos barracos. "A invasão foi pacífica e os funcionários do local esperam decisão do proprietário para saber se ficam ou saem da fazenda", disse Leoni. O arrendatário teria dito que a propriedade é produtiva com o cultivo de grãos.

Os sem-terra estavam acampados em frente à Fazenda Comil, também em Lindoeste. A fazenda invadida fica nos fundos desta, perto do assentamento Vitória, na estrada Rio da Paz. É a segunda vez que o imóvel é ocupado. A primeira teria ocorrido em 1994. A PM acredita que a invasão pode ter sido motivada por irregularidades na documentação da área.

Publicidade

A reportagem tentou contato com o líder do MLST em Cascavel e região, Joaquim Junior Borges Ribeiro, mas ele não foi localizado. O MLST foi organizado em 1997 por dissidentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e está presente em nove estados.