• Carregando...

Cerca de 60 mil pessoas são aguardadas hoje para a missa do padre Marcelo Rossi, às 19 horas, na comemoração da Semana da Padroeira, no Santuário de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá. A semana comemorativa, que começou sexta-feira passada, terá ainda programação especial até o fim do festejo, domingo. Além de procissões, bênçãos e missas, barracas de artesanato, gastronomia, parque de diversões e shows musicais fazem parte da celebração.

Hoje, as barracas e o parque começam a funcionar às 18 horas. Às 19 h, no palco montado na Praça da Fé, será rezada a missa com o padre Marcelo Rossi. Amanhã, também às 19 horas, há missa com bênção da saúde. No domingo, a programação tem início às 8h30, com missa solene. Depois, às 10 horas, ocorre procissão com a imagem da padroeira.

A Semana da Padroeira foi criada para comemorar a proclamação de Nossa Senhora do Rocio como padroeira do Paraná, há 29 anos. No dia 11 de março de 1977, bispos e autoridades civis encaminharam ao Papa Paulo VI o pedido de proclamação da santa como a padroeira do Paraná. Desde então, o estado é o único do Brasil a possuir uma santa pa-droeira oficializada pelo Vaticano.

O santuário em homenagem à padroeira, construído em 1920, recebe mensalmente cerca de 15 mil romeiros, vindos de todo o país. A movimentação constante de fiéis faz crescer o que a Igreja chama de turismo religioso. "Os romeiros auxiliam na propagação da fé e trazem benefícios para toda a cidade de Paranaguá", diz acreditar o reitor do santuário, padre Joaquim Parron. Segundo o padre, os hotéis da cidade estão cheios de turistas, que vieram especialmente para ver o padre Marcelo Rossi, fenômeno de comunicação e mídia da Igreja Católica.

O dinheiro arrecadado na Semana da Padroeira será revertido ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio. O projeto de reestruturação prevê a construção de nova praça, palco multiuso, gruta, salão de exposições e pousada para os romeiros de cidades longínquas.

Serviço: o Santuário do Rocio fica na Praça Tomás Sheehan, 211, no bairro do Rocio, próximo à Baía de Paranaguá. Informações: (41) 3423-2020 ou www.rocio.org.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]