Na madrugada de terça-feira (3), uma van carregada com 600 quilos de camarão congelado vindo da Argentina foi apreendida por policiais federais na aduana brasileira, na divisa entre Foz do Iguaçu, no Paraná, e Puerto Iguazu, na Argentina.
O carregamento estava acondicionado sem qualquer tipo de refrigeração, em caixas de papelão. Os rótulos de identificação estavam alterados. No lugar de camarão constava carne de picanha, produto comum para importação e produzido no país vizinho. Todo o volume foi encaminhado à sede do Ministério da Agricultura em Foz. "Os produtos de origem animal e vegetal que ingressam no país devem ter certificado sanitário internacional emitido pelo Ministério da Agricultura do país de origem, para haver exportação legal. E foi justamente o que não aconteceu", disse o chefe do escritório em Foz, Antônio Garcez.
O camarão apreendido servirá para o preparo de ração animal. Este ano já foram apreendidas 2,2 toneladas de camarão congelado vindo da Argentina, em condições ilegais de acondicionamento e transporte.