Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Anistia

62% dos brasileiros são contra anistia para os manifestantes do 8/1, diz Datafolha

8 de janeiro, anistia, Lula, Bolsonaro, Moraes, pesquisa
Manifestantes no Congresso Nacional durante atos de 8 de janeiro de 2023 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.)

Ouça este conteúdo

Uma eventual anistia para os manifestantes condenados pela participação nos atos do dia 8 de janeiro de 2023 é rejeitada por 62% dos brasileiros. Outros 33% são favoráveis à anistia, 5% não sabem e 1% se diz indiferente. Os dados são de uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (18).

O resultado é similar ao que revelou a pesquisa Datafolha de março sobre o tema, quando 63% dos brasileiros se colocaram contra a anistia, e 31%, a favor.

Foram realizadas 2.002 entrevistas em todo o Brasil, em 113 municípios, nos dias 12 e 13 de dezembro. Os entrevistados tinham 16 anos ou mais. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

De acordo com o levantamento, o apoio à anistia é maior entre os homens (37%) em comparação a 29% entre as mulheres. 

Para 64% das mulheres, não deve haver anistia. O percentual de homens que pensam da mesma forma é de 59%. A margem de erro do segmento é de três pontos percentuais.

Eleitores de Bolsonaro

A concordância com a anistia também é maior entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para 45% deles, os condenados pelo 8/1 devem ser anistiados.

Entre os assalariados sem registro que votam em Bolsonaro, o percentual dos que concordam com a anistia é de 38%; entre os empresários, o percentual é de 37%; e entre os evangélicos também é de 37%.

Entre os que concordam com a anistia ainda estão aqueles que têm de 35 a 44 anos (36%), que concluíram o ensino médio (36%) e que ganham de dois a cinco salários mínimos (36%).

Eleitores de Lula

Já entre os entrevistados que se declararam eleitores de Lula, a rejeição à anistia foi de 72%.  

Dentro desse grupo, 68% dos funcionários públicos se posicionaram contra a anistia, o mesmo percentual também foi registrado entre estudantes.

Para 67% dos desempregados que votam em Lula, não deve haver anistia. Também pensam assim 67% dos eleitores de Lula que moram na região Nordeste.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.