Setenta famílias que moram em áreas irregulares às margens do Rio Atuba, Bairro Alto, em Curitiba, estão sendo realocadas para um conjunto habitacional no bairro Santa Cândida. De acordo com a Companhia de Habitação Popular (Cohab) de Curitiba, 22 famílias seguiram para o Moradias Faxinal nesta quarta-feira (8). Vinte e quatro devem mudar na quinta-feira (9) e outras 24 na sexta-feira (10).
Segundo a Cohab, a saída da área do Bairro Alto foi negociada com a comunidade. A informação foi confirmada pelo presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Alto, José Susla. Segundo ele, as famílias precisam ser retiradas da margem do rio porque residem em uma área de risco e irregular.
De acordo com Susla, algumas pessoas reclamam do tamanho das casas no Santa Cândida e mostraram descontentamento com a mudança. "A associação é favorável à mudança. Alguns moradores reclamam porque não querem deixar os 'palacetes' que construíram às margens do Rio Atuba", afirmou o presidente da associação. Os imóveis no Moradias Faxinal têm 38, 44 ou 48 metros quadrados.
A Cohab disponibilizou caminhões para a mudança. Para receber as chaves do novo endereço, os moradores assumiram o compromisso de demolir as casas na área irregular.
De acordo com dados da associação, 486 famílias foram cadastradas no programa de reassentamento que teve início em 2007. A Cohab informou 390 famílias mudaram para o conjunto no Santa Cândida (já contando com as 70 dessa semana), que poderá abrigar mais 35.
Após o término das realocações, será feita a recuperação ambiental da margem do Rio Atuba.