O desfile em comemoração à Independência do Brasil deverá reunir cerca de 70 mil pessoas no Centro Cívico, em Curitiba, nesta segunda-feira (7), de acordo com os organizadores do evento.
Aproximadamente 10 mil pessoas devem desfilar entre estudantes, civis e militares. A parada começará às 9h30 e deve ser encerrada por volta do meio-dia.
Alunos de 20 escolas estaduais de Curitiba e de outros municípios da região metropolitana abrirão o desfile cívico-militar do Dia da Independência. Na sequência marcharão as unidades militares e entidades da sociedade civil.
Cada escola desfilará com grupos de 80 a 100 estudantes, com exceção do Colégio Estadual do Paraná, que será representado por 40 alunos. Bandas e fanfarras marcarão o ritmo do desfile.
A partir das 10h30, entra na avenida o comandante do desfile militar, general Osmário Monteiro Zan, em cima de um blindado. Na sequência surge o Estado-Maior da tropa. Depois disso, vem toda a sequência do desfile militar.
A última parte do desfile será aberta pela banda Racional. Desfilarão depois a Guarda-Mirim, a União dos Escoteiros do Brasil, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Codema), a ONG Amisrael, a Superintendência Geral de Radioamadorismo da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores, a Legião da Boa Vontade (LBV), o programa Mãos que Ajudam e os Desbravadores.
Trânsito
O trânsito no Centro Cívico será alterado nesta segunda-feira (7) por causa do desfile de Sete de Setembro. Dessa forma, o trânsito de veículos não será permitido na Rua Marechal Hermes até as 14 horas, do cruzamento com a Rua Deputado Mário de Barros até a esquina com a Rua Inácio Lustosa. A circulação também estará impedida nas ruas Mateus Leme, Trajano Reis, Alberto Folloni e Campos Sales.
Ao todo, cerca de 40 cruzamentos terão a passagem de veículos interrompida durante o desfile de Sete de Setembro pela Diretran e pelo BPTran. Haverá bloqueio de ruas também nos bairros São Francisco, Ahú, Juvevê e Alto da Glória.
Ônibus
O desfile mudará também o trajeto de 63 linhas de ônibus (33 linhas de Curitiba e outras 30 linhas metropolitanas). Além disso, as estações-tubo Palácio Iguaçu, Assembleia, Prefeitura, Comendador Fontana e Praça 19 de Dezembro ficarão desativadas entre 6 e 14 horas desta segunda-feira (7).
Já a Linha Turismo não fará parada no Centro Cívico e nem no Museu Oscar Niemeyer, que estará fechado.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora