O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram recentemente que os mandatos dos políticos pertencem aos partidos. O entendimento, contudo, não se reflete no modo de como o eleitor vota atualmente. Pesquisa exclusiva realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas para o jornal Gazeta do Povo mostra que as legenda ainda têm pouca relevância na hora da eleição.
Em Curitiba, 72,81% dos eleitores escolhem o candidato pelo nome e não pelo partido. Só 17,49% dos eleitores curitibanos declaram que a legenda pesa mais na hora do voto do que o candidato. E meros 6,2% dizem considerar que tanto o partido como o candidato são igualmente importantes.
"Hoje, todo o mundo vota na pessoa. Se o mandato pertence aos partidos, precisa ficar claro para que os eleitores percebam isso", disse o presidente do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, em entrevista à Gazeta do Povo. Uma possível conseqüência das decisões do STF e do TSE, além do fato de que os eleitos não poderão mais trocar de legenda, é que os políticos deverão ser mais fiéis ao programa do partido. Para o eleitor, portanto, será preciso conhecer melhor a ideologia da legenda do candidato que escolher. Afinal, se o eleito sair do partido, pode perder o mandato e, assim, deixará de ser o representante do eleitor. Outro filiado àquele partido, desse modo, é que irá passar a representar o voto do eleitor.
Os partidos, ainda de acordo com a pesquisa, têm atualmente pouca relevância para a maioria dos eleitores. Praticamente dois terços dos curitibanos (73,6%) afirmam nunca ter votado na legenda em eleições proporcionais (vereador, deputado estadual e deputado federal). Os eleitores também tendem a lembrar muito mais do candidato em que votaram do que o partido pelo qual ele se elegeu. Embora a maioria nem se recorde do nome do político que votou para vereador e deputados estadual e federal nas eleições passadas, o porcentual de eleitores que não se lembra do partido deles é maior (veja infográfico).
Leia a reportagem completano site da versão impressa da Gazeta do Povo, ou pela Gazeta do Povo Digital, contéudo exclusivo para assinantes.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião