Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) mostra que 76% dos agricultores brasileiros esperam colher uma safra menor este ano e 57% terão perda de rentabilidade ou prejuízo no curto prazo. O estudo da CNA, que entrevistou 3.201 agricultores em vários estados, mostra também que 70% dos entrevistados demitiram ou deixaram de contratar empregados para esta safra e que 43% tiveram custos superiores do que na safra anterior.
Os principais problemas apontados pelos agricultores para a queda na renda foram a redução dos preços dos produtos em relação ao ano passado, problemas climáticos e redução da produtividade. Mas também foram citados prejuízos provocados por pragas e a política cambial.
A pesquisa também ouviu pecuaristas e, nesse grupo, 75% acreditam que terão perda de rentabilidade ou prejuízo no curto prazo. Dos 3.648 pecuaristas ouvidos pela CNA, 66% sentiram-se obrigdos a reduzir suas matrizes bovinas, ou seja, tiveram que vender animais para fazer caixa, e pretendem reduzir áreas de pastagem, substituindo-as por culturas agrícolas.
A CNA apresentou durante a divulgação da pesquisa proposta para ajudar a solucionar a atual crise no setor. Entre elas a securitização de R$ 12 bilhões em dívidas vencidas em 2005 e a vencer em 2006; desoneração tributária do óleo diesel; redução da alíquota de importação de defensivos agrícolas; simplificação do registro de agroquímicos genéricos; mais recursos para o seguro rural; e investimentos em infra-estrutura de transportes.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião