Considerada a mais tradicional das fogueiras da Região Sul do país, a de Porto União, em Santa Catarina, foi acesa no último sábado (11), com 35 metros de altura.| Foto: Bruna Kobus

Porto União, em Santa Catarina, foi palco no sábado (11) da mais tradicional festa da fogueira de toda a Região Sul do país. Uma imponente estrutura de lenha de 35 metros foi acesa na Paróquia São Pedro e São Paulo, na comunidade do bairro São Pedro.

CARREGANDO :)

A chuva e o vento forte não estragaram o espetáculo da queima de fogos, que começou por volta das 20h30 e durou cerca de dez minutos, mas espantaram o público do evento. Conforme a organização da festa cerca de 20 mil pessoas eram esperadas para o final de semana, mas, o número não foi confirmado pela contagem da Polícia Militar. Segundo o tenente Rafael Silva, aproximadamente dez mil pessoas passaram pela festa da fogueira do sábado até à tarde de domingo (12). “No ano passado até pode ter circulado 15 a 20 mil pessoas, mas não neste ano”, comentou o tenente.

Para Geraldo Czezeski, um dos organizadores do evento, o tempo fechado não só prejudicou a visitação, mas repercutiu nas vendas. Na semana passada a projeção era vender 2 mil litros de quentão e 12 mil espetinhos de Xixo. O fechamento do caixa ainda não foi finalizado pela organização, mas conforme Czezeski deverá ser menor que na edição anterior. A prestação de contas será divulgada neste fim de semana durante a missa, como de costume.

Publicidade

Essa foi a 80.ª edição da Festa a Fogueira, ela é uma sequência de comemorações que duram três semanas na Paróquia do São Pedro – desde novenas ao acendimento das fogueiras que são divididos em dois finais de semana. Porém a altura da dona da festa irá diminuir na próxima edição, em 5 metros. Segundo a organização o pedido foi feito pelo Corpo de Bombeiros de Porto União, que alegou a regra do dobro, ou seja, se a fogueira tem 35 metros o dobro de distância entre ela e a população teria de existir, o que, na prática, não acontece por falta de espaço.

Neste ano, também por cautela, o show pirotécnico chegou a ser questionado pelas autoridades de segurança, mas foi mantido pela organização, um pouco menor. Na ocasião um caminhão dos Bombeiros estacionou bem próximo ao portão secundário da Paróquia, que dava acesso direto à fogueira. Outra medida foi fechar a Rua Andre Lubi, que fica atrás da igreja.

No Paraná, a maior fogueira é montada, tradicionalmente, na cidade de São João . Ela é considerada também, pelo RankBrasil (instituto de pesquisa e auditoria nacional) a mais alta do Brasil. Neste ano, ela teve 50 metros de altura e foi acesa no dia 19 de junho.

Em Curitiba, o calendário de festas julinas chegou ao fim, mas é possível aproveitar, até o próximo dia (18), a Feira de Inverno nas praças Osório e Santos Andrade. São várias opções gastronômicas especiais para aproveitar o friozinho. As barraquinhas com artesanatos e peças de lã também oferecem alternativas para enfrentar a gelada estação.

Fogueira menor

O acendimento da fogueirinha, como é chamada, foi no sábado (4). A queima dos 8 metros de lenha aconteceu num sinal de boas vindas às festividades dos padroeiros São Pedro e São Paulo, que emprestam o nome à paróquia da comunidade e são os principais homenageados das comemorações.

Publicidade