• Carregando...

Cerca de 80 mil pessoas, segundo projeção da prefeitura, devem visitar os quatro cemitérios municipais de Curitiba amanhã, no Dia de Finados. Ontem, funcionários da prefeitura finalizaram a limpeza e a manutenção dos cemitérios Água Verde, Santa Cândida, Boqueirão e São Francisco de Paula. Cerca de 250 autorizações foram dadas pela prefeitura para que os próprios familiares realizassem pequenas reformas nos túmulos, serviço que poderá voltar a ser feito depois de finados.

Já a partir de hoje, os cemitérios funcionam em horários diferenciados – os portões serão abertos às 7 horas e fechados às 18 horas. Todos os funcionários do Departamento de Serviços Especiais estarão de plantão nos dois dias para atender os visitantes.

No Dia de Finados, o transporte coletivo também será reforçado com 74 ônibus extras em algumas das linhas que atendem os 13 maiores cemitérios de Curitiba e os oito maiores da região metropolitana. Para saber os horários especiais dos ônibus, o passageiro pode consultar a central telefônica 156 e a página da prefeitura de Curitiba na internet.

Os visitantes que precisarem de ajuda para localizar túmulos podem procurar a administração dos cemitérios. Funcionários uniformizados irão auxiliar o público. Para facilitar, é necessário que as informações – como nome e data do óbito – sejam repassadas corretamente.

A prefeitura também autorizou 86 pontos temporários para venda de flores e velas no Água Verde, Boqueirão e Santa Cândida.

De acordo com a Arquidiocese de Curitiba, serão celebradas missas em 11 cemitérios da cidade. O arcebispo metropolitano Dom Moacyr José Vitti celebra missa no Cemitério São Francisco de Paula, no bairro São Francisco, às 8h30. O arcebispo também preside a celebração que vai ocorrer em frente ao Cemitério Água Verde, às 10h30. A missa será concelebrada pelo padre Reginaldo Manzotti.

Além das celebrações que ocorrem nos cemitérios e em diversas paróquias, o Projeto Finados, coordenado pela Pastoral Litúrgica, inclui a distribuição de folhetos com orações, nos portões dos cemitérios. Neste dia também, agentes de diferentes grupos de pastorais e movimentos prestam serviço de acolhida junto aos visitantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]