Pelo menos 80 mil pessoas, segundo projeção da prefeitura, devem visitar os quatro cemitérios municipais de Curitiba na quinta-feira, no Dia de Finados. Nesta terça-feira, funcionários da prefeitura finalizaram a limpeza e a manutenção dos cemitérios da Água Verde, Santa Cândida, Boqueirão e São Francisco de Paula. Mais de 250 autorizações foram liberadas pela prefeitura para que os próprios familiares realizassem pequenas reformas nos túmulos, serviço que poderá voltar a ser feito depois de finados.
Já a partir desta quarta, os cemitérios funcionam em horários diferenciados os portões serão abertos às 7 horas e fechados às 18 horas. Todos os funcionários do Departamento de Serviços Especiais estarão de plantão nos dois dias para atender os visitantes.
O transporte coletivo também será reforçado com 74 ônibusextras em algumas das linhas que atendem os 13 maiores cemitérios de Curitiba e os oito maiores da região metropolitana.
Para saber os horários especiais dos ônibus, o passageiro pode consultar a central telefônica 156 e a página da prefeitura de Curitiba na internet.
Os visitantes que precisarem de ajuda para localizar túmulos podem procurar a administração dos cemitérios. Funcionários uniformizados irão auxiliar o público. Para facilitar, é necessário que as informações como nome e data do óbito sejam repassadas corretamente.
Comércio de flores
A prefeitura também autorizou 86 pontos de venda temporários para o comércio de flores e velas no Água Verde, Boqueirão e Santa Cândida.
De acordo com a Arquidiocese de Curitiba, serão celebradas missas em 11 cemitérios da cidade. O arcebispo metropolitano Dom Moacyr José Vitti celebra missa no Cemitério São Francisco de Paula, no bairro São Francisco, às 8h30. O arcebispo também preside a celebração que vai ocorrer em frente ao Cemitério Água Verde, às 10h30. A missa será concelebrada pelo padre Reginaldo Manzotti.
Além das celebrações que ocorrem nos cemitérios e em diversas paróquias, o Projeto Finados, coordenado pela Pastoral Litúrgica, inclui a distribuição de folhetos com orações, nos portões dos cemitérios. Neste dia também, agentes de diferentes grupos de pastorais e movimentos prestam serviço de acolhida junto aos visitantes.
Cinzas no Espaço
Leia também:
Pelo menos 45 mil veículos devem seguir para o Litoral no feriadão
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião