No Paraná, 57 crianças morreram em acidentes de trânsito só em 2007
Como transportar as crianças com segurança
CarroBebês menores de um ano devem ser transportados nas cadeirinhas estilo "bebê conforto", em que viajam de costas para o sentido do trânsito. Para crianças com idades entre 1 e 4 anos, as cadeirinhas já podem ser do modelo voltado para o sentido do trânsito.Dos 4 aos 10 anos, o conselho é a utilização de um acento elevado. O equipamento deixa a criança na estatura ideal para o cinto de segurança.BicicletaPais devem acompanhar as crianças nos passeios de bicicleta, sempre usando capacete e, de preferência, trafegando por ciclovias. Moto A legislação permite que crianças maiores de sete anos sejam transportadas em motocicletas. A coordenadora da ONG Criança Segura, Alessandra Françoia, discorda da regra. Para ela, a moto só é segura para maiores de 14 anos.RuaCriança de até 10 anos de idade não deve andar sozinha. Mesmo uma ida até a esquina deve ser acompanhada por um adulto. A presença de outra criança não diminui o risco. Fonte: ONG Criança Segura
Um levantamento aponta que 83% das crianças são transportadas de forma errada no trânsito e 8% das menores de 10 anos são conduzidas no banco da frente e sem cinto de segurança, segundo a organização não-governamental Criança Segura. Entre 2006 e 2007, o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito, com idade entre zero e 12 anos, passou de 48 para 57 no Paraná, crescimento de 15%.
Os cuidados com as crianças, no carro e na rua, são o foco do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) na Semana Nacional de Trânsito deste ano. A campanha começa na quinta-feira (18) e vai até o dia 25, e contará com blitze, distribuição de material educativo e palestras em escolas de Curitiba.
A escolha do tema tem o objetivo de sensibilizar mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças, os personagens mais frágeis do trânsito. Segundo Maria Helena Gusso Mattos, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (Coet), um dos focos da campanha é incentivar o uso da cadeirinha. "O uso da cadeirinha é importante, pois, como tem porte pequeno, no momento da colisão a criança é facilmente projetada para fora do carro", explica.
A coordenadora de formação da Ong Criança Segura, Alessandra Françoia, afirma que crianças até os 12 anos ainda não têm uma compreensão dos perigos do trânsito. Por isso, todo cuidado e orientação são responsabilidades dos pais. "A criança, por exemplo, não vê uma bicicleta como transporte. Para ela, é um brinquedo", diz Alessandra.
Atividades
As atividades da Semana Nacional do Trânsito começam na quinta-feira com blitz educativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na Rua Fernando Simas, no bairro Mercês. Já a Diretoria de Trânsito da Urbanização de Curitiba (Diretran/URBS) realiza blitz na Avenida Nossa Senhora da Luz, próximo ao cruzamento com a Rua Itupava, no Alto da XV.
A Diretran também promove atividades em todas as escolas da rede municipal e em sete colégios particulares, que aderiram à programação da semana Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, Santa Maria, Expoente Água Verde, Decisivo, Paranaense, Stella Maris, Lúmen, Positivo Júnior e Positivo Ambiental. A intenção é alertar os pais sobre os perigos que as crianças podem correr no trânsito e observar a forma que são conduzidos os filhos dentro dos veículos.
Durante toda a semana, equipes estarão no Shopping Estação, no Centro de Curitiba, realizando abordagens com os pais. No dia 24, haverá atividades na Praça Osório, onde vários órgãos de trânsito vão expor materiais e orientar as pessoas sobre as maneiras de garantir a segurança das crianças no trânsito.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora