Bruna Opieco comemora aprovação. Festa reuniu centenas de pessoas na praça Carlos Gomes| Foto: Fotos: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

Histórias de aprovados

Empenhados e decididos. Leia algumas histórias de quem conseguiu passar no vestibular da UFPR

Nem contou para os pais

Depois de cinco anos tentando vaga no curso de Medicina, Marcos Rodrigues, 26 anos, conseguiu. Por causa de tantas decepções, ele nem contou aos pais que seria candidato. "Achei melhor não criar expectativas. Eles vão saber agora." Essa será sua segunda graduação. Enquanto tentava Medicina, estudou Marketing.

Um sonho

O calouro de Química Evandro Soares Zanini levou dois anos para ser aprovado. Na primeira vez, só passou na 1º fase. Com mais um ano de estudos alcançou a tão desejada vaga. "É a realização de um sonho. A UFPR é uma das melhores do Brasil e eu queria muito fazer parte dela".

Deixou de trabalhar

Decidido a passar no vestibular, João Cândido Paulo da Silva, de 26 anos, deixou de trabalhar para se dedicar aos estudos. Graças à ajuda do cursinho Formação Solidária, conquistou uma vaga em Educação Física. "Foi um ano difícil, mas valeu a pena."

CARREGANDO :)

Música, a alegria de quem passou e um pouco de tristeza de quem foi para casa dizendo "não foi dessa vez". A festa dos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promovida pela Gazeta do Povo, novamente agitou ontem a Praça Carlos Gomes, no centro de Curitiba. O momento mais esperado foi a entrega da edição extra do jornal, que continha a tão aguardada lista com novos calouros da instituição.

E a grande maioria dos novos universitários, que devem fazer a matrícula de 28 de janeiro a 1.º de fevereiro de 2013, reside do Paraná: dos 5.081 aprovados no concurso 2013, 89% moram no estado. Destes, 80% são de Curitiba e região metropolitana e 77% nasceram no estado.

Publicidade

De acordo com o coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul Von Der Heyde, o desempenho individual será divulgado na segunda-feira. Nesse mesmo dia, a universidade publicará um balanço do sistema de cotas utilizado pela instituição neste ano.

"Esse vestibular foi um grande desafio, especialmente por termos de lidar com dois sistemas de cotas", disse Akel Sobrinho. "A quantidade de pessoas do estado aprovados no processo reforça a nossa identidade paranaense", comemorou.

Gustavo Delai, calouro de Engenharia Elétrica, foi o primeiro colocado geral, com 865 pontos. Ele acabou de terminar o terceiro ano do ensino médio e este foi o primeiro vestibular para valer que prestou na instituição. Para o ano do vestibular deixou sua cidade, Palotina, e se matriculou em um cursinho em Curitiba. A rotina era dura: cerca de oito horas por dia. "Depois que vi que fiz 69 pontos na primeira fase (de um total de 80) sabia que passaria, só não esperava que fosse em primeiro lugar geral," diz.