Pelo menos quatro pessoas, entre motoristas e pedestres, registraram queixa na 15ª DP (Gávea), após serem assaltadas na Rua Faro, no bairro do Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, na manhã desta terça-feira (29). Segundo informações da 15ª DP, os criminosos fecharam a rua com um carro para roubar os motoristas e depois fugiram.
Uma das vítimas, que não quis ser identificada, mora na rua há sete meses e estava saindo de casa a pé quando foi assaltada. "Estava saindo de casa às 7h, e quando abri o portão, a arma estava na minha cabeça. Eu vi, pelo menos, três homens armados e com granadas. Eu ouvi eles gritando vou explodir, vou jogar uma bomba", disse a enfermeira residente, que teve a sua bolsa roubada.
Segundo ela, os criminosos estavam num carro e fugiram em direção ao Humaitá, também na Zona Sul.
Aposenteado assaltado
Um aposentado que também não se identificou contou que estava no último carro que os criminosos abordaram. "Isso vai acontecer muitas vezes, porque a polícia tomou o morro e agora eles assaltam no asfalto. Não deu tempo de eu ficar nervoso, mas eles estavam muito armados. Um deles deixou uma granada cair, eu não sei como não explodiu".
A Polícia Civil ainda está colhendo os depoimentos de outras vítimas. De acordo com a polícia, os criminosos levaram as chaves de um dos veículos.
Outros assaltos
Na noite de terça-feira (28), criminosos fecharam uma via no Jacaré, no subúrbio da cidade, com um carro e roubaram dois veículos que vinham atrás.
Ainda de acordo com a PM, um deles foi recuperado a cerca de 300 metros do local e o outro seguiu em direção à Favela do Jacaré.
Em menos de 24 horas, uma série de roubos semelhantes foram registrados no Rio e Grande Rio. Na terça, em Anchieta, no subúrbio, três carros foram roubados. Na Pavuna, também no subúrbio, um PM reagiu a uma tentativa de assalto e matou um dos assaltantes.
Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, criminosos fecharam uma saída para a Via Dutra. Segundo a polícia, quatro homens armados em um carro roubaram dois veículos na Rua Pensilvânia, no bairro Jardim Esplanada.
'Ele só queria saber de matar', diz vítimaUm homem, de 67 anos, foi levado pelos suspeitos, e contou os momentos de tensão que viveu durante a fuga dos criminosos. "Eles só queriam saber de matar, matar e matar", contou. "Eu disse a eles: Não faz isso. Eu tenho neto, tenho família", disse o idoso, que só foi libertado mais de uma hora depois do arrastão, na Pavuna.
Policiais do 20º BPM atenderam a ocorrência e, quando chegaram ao local do crime, os ladrões tinha fugido. Na fuga, eles bateram com um dos veículos e passaram para outro carro roubado.
E num outro episódio, na noite de segunda-feira (27), quatro pessoas foram assaltadas na Estrada do Joá, entre a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e São Conrado, na Zona Sul do Rio. A Polícia Civil informou que os bandidos seriam da Rocinha.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora