Organiza-se
Confira as dicas sobre como se organizar para não perder compromissos ou atrasar as contas:
1) Conheça seu tempo: Anote em um papel ou uma planilha eletrônica quanto tempo você gasta para cada atividade do seu dia. Isso é importante porque todo mundo precisa reservar algumas horinhas do dia para resolver pendências pessoais. Por isso, saiba quantas horas você passa trabalhando até quanto tempo você precisa para fazer as refeições do dia. Em casa, você pode usar a geladeira ou a porta da cozinha para colocar lembretes, como listas de compras, e até mesmo escalas de pequenas atividades que toda a família pode colaborar, como lavar a louça.
2) Não confie apenas na memória: Quem pensa que não vai se esquecer de nada corre o risco de perder algo importante. A memória às vezes prega algumas peças e o melhor é escrever. Pode ser em uma agenda ou em um aplicativo, mas o ideal é sistematizar as tarefas diárias e consultar as anotações para ver se está conseguindo realizá-las.
3) Estabeleça prazos: Apenas listar as tarefas ajuda, mas determinar prazos é ainda mais eficaz. Crie um sistema que seja bom para você, considerando a sua rotina, e sinalize o que já foi feito e o que está pendente.
4) Delegue atividades: Se você não é tão bom em alguma coisa, veja se outra pessoa, principalmente da família, não pode fazer isso por você. Assim, você pode trocar atividades e fazer coisas em que é mais produtivo.
5) Esteja preparado para lembrar: Muitas vezes só lembramos que precisamos fazer algo em momentos em que é impossível realizar essa ação. Por isso, use cadernetas espalhadas pela casa ou notas no celular ou tablet.
6) Busque alternativas: Se você tem muitas contas para pagar e não gosta de ir ao banco, procure colocá-las no débito automático ou usar o Internet Banking.
"A gente não consegue fazer tudo, precisamos de auxílio. Quando estabelecemos prioridades, também temos de ser flexíveis com elas, analisar os riscos que isso pode ser e obstáculos que podem surgir."
Cibele Nardi, coach.
A máxima de que cada um faz seu próprio tempo pode ser clichê, mas é verdadeira. Se no trabalho, para dar conta de todas as atividades, cria-se vários mecanismos desde aquela pessoa que sempre lembra os horários de reuniões até os alertas de e-mail, é na vida pessoal que muitas pessoas se descuidam e se esquecem das tarefas e compromissos que precisam cumprir.
"O problema está exatamente nas coisas que não estão formalizadas com horários. Se não tem um instrumento de controle, a gente acaba deixando pra lá", reflete o professor Emílio Paiva, da pós-graduação da FAE Centro Universitário. Para ele, as pessoas normalmente acabam dando uma importância muito grande ao trabalho e deixam de lado outros aspectos. "A vida da gente tem várias dimensões e o papel profissional é apenas uma parte, não pode ser a coisa mais importante da sua vida porque é um instrumento para a realização de projetos da sua vida pessoal", argumenta.
Para conseguir acomodar todos os afazeres diários, não há muito segredo: é preciso listar tarefas e estabelecer prazos para executá-las ou ainda, se é possível, delegar para que outros ajudem. "Precisamos adquirir o hábito de colocar no papel, diariamente, tudo que eu preciso fazer e todas as pendências que tenho", lembra a profissional de coaching Cibele Nardi.
Com lista de atividades em mão, é mais fácil ver o que é urgente, como uma conta que tem data de vencimento, ou o que é mais importante, que tem a ver com as prioridades estabelecidas para a vida. "A gente não consegue fazer tudo, precisamos de auxílio. Quando estabelecemos prioridades, também temos de ser flexíveis com elas, analisar os riscos que isso pode ser e obstáculos que podem surgir", lembra Cibele.
E para quem tem dificuldades em estabelecer o que é prioridade, Paiva dá um conselho simples: tenha um critério, definindo qual é a maior necessidade. "Você precisa ter claro o que quer e o que é mais importante para ajudar a atingir o objetivo que estabeleceu", diz. O professor também lembra que esses objetivos podem ser variáveis e não é um problema, desde que se mantenha o foco.
Tempo relativo
Cibele pondera que, atualmente, as pessoas têm vidas extremamente ativas e muitas vezes parece que não vai dar tempo de fazer tudo. Para isso, ela é direta: tenha uma agenda, de papel ou virtual, programe as atividades e consulte-a pelo menos duas vezes ao dia. "Essa sensação de ficar com questões pendentes gera uma angústia muito grande, que causa problemas no trabalho e relacionamentos", pondera.
O relativismo do tempo tem a ver com a percepção do prazer da atividade, lembra Paiva. "Quando a gente quer ficar num local ou com alguém e é impossível, a impressão é que o tempo passa muito mais rápido. Por outro lado, uma coisa que você não gosta e te cansa, demora infinitamente", comenta.
TecnologiaConheça aplicativos que podem ajudar na organização das suas tarefas diárias:
Nokumo: Organiza seu dia, cadastrando e classificando as tarefas de acordo com a prioridade. O aplicativo tem uma versão gratuita e outra paga (cerca de R$ 93 a licença). www.nokumo.com
Evernote: É uma agenda virtual que sincroniza todas as notas, arquivos e imagens para qualquer dispositivo ou computador e permite que você compartilhe esses arquivos com outras pessoas. O aplicativo tem uma versão gratuita e Premium (R$ 10 mensal ou R$ 90 anual). www.evernote.com
Wunderlist: Outro gerenciador de tarefas diárias, que permite administrar tarefas, planejar viagens e compartilhar listas com outras pessoas. O aplicativo é grátis e tem versão Pro (US$ 4,99 por mês ou US$ 49,99 por ano). www.wunderlist.com
Yupee: Esse aplicativo é para controlar as finanças. Além de conter uma agenda financeira (fluxo de caixa), possui ferramentas para controlar metas mensais, extratos bancários, sonhos, comparação de investimentos e relatórios. Ele compila as contas mensais e também dá opção de efetuar os pagamentos pelo próprio programa. www.yupee.com.br
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