O antropólogo James Ito-Adler afirmou que as escolas precisam se adaptar aos alunos| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

Palestra

Fatores não cognitivos e bullying também foram abordados

Habilidades não cognitivas têm o mesmo peso no sucesso escolar que as habilidades cognitivas, segundo a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, que participou do Salamundo 2013. Entre as inúmeras habilidades não cognitivas, as cinco com maior impacto no desempenho escolar são responsabilidade/disciplina, abertura a novas experiências, sociabilidade, colaboração e estabilidade emocional. Durante a palestra, ela também ressaltou a importância do estabelecimento de limites para o desenvolvimento das crianças. "Ninguém está defendendo a volta do autoritarismo ou do militarismo, mas precisamos de limites. As crianças vão aprendendo através dos limites da natureza e da família. Quem não dá limites é um mau pai."

Já a professora da Unicamp Luciene Tognetta chamou a atenção para o fato de os professores estarem mais preocupados com o conteúdo das aulas do que com a dinâmica e os conflitos de sala de aula. Ela defendeu que vítimas de bullying sejam ouvidas em assembleias na escola e estimuladas a se indignar com as agressões. Lembrou também que mesmo os autores das violências precisam de atenção, uma vez que apresentam invertidos os valores pelos quais são guiados.

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"Sem uma medida de aprendizagem fica difícil saber o que fazer em educação", disse o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Francisco Soares. Membro do Conselho Nacional de Educação, Soares participou ontem do último dia de Salamundo, no Teatro Positivo, em Curitiba, apresentando a pesquisa "O que faz uma boa escola?", encomendada pelo Instituto Positivo.

O uso da ciência a favor da aprendizagem do aluno e a pesquisa educacional como ferramenta que permite descobrir o que leva uma escola a ser considerada boa foi o resumo do encontro ontem.

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Soares coordenou a pesquisa ao lado do antropólogo James Ito-Adler, presidente do Instituto de Estudos Brasileiros de Cambridge, comentou que a escola não tem como intervir diretamente em muitos fatores que influenciam o aprendizado dos alunos, mas que, por conviver com eles, tem de se adaptar à realidade dos estudantes. "É a vantagem de avaliações que tem direção pedagógica. Diferente das classificatórias, como é o caso do Enem, pesquisas mais completas podem ter seus resultados usados pelas escolas. Elas já usam, mas poderia usar melhor", disse Soares.

Mau comportamento

A pesquisa mostra os fatores que influenciam o aprendizado dos alunos. Foram entrevistados 24 estudantes do 9.º ano do ensino fundamental de escolas particulares de três estados brasileiros.

"Não encontramos alunos dizendo que o mau desempenho é culpa professor. Por outro lado, há referências claras sobre o comportamento dos colegas. A bagunça não estava no roteiro das entrevistas, mas foi mencionada por todos os alunos entrevistados", afirmou Ito-Adler, também pesquisador, explicando que o objetivo não era ter uma avaliação da escola, mas entender como pensam e como é a vida dos estudantes, que foram divididos em faixas de desempenho escolar.

A principal diferença entre os que estão nas faixas opostas, de melhor e pior desempenho é que os que estão se saindo bem dominam a internet. "Aqueles com pior desempenho são dominados pela internet, que é como um escape. Eles saem da escola, se desligam da família e buscam a internet", contou.

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Poucos alunos têm coragem de levantar a mão e perguntar, alguns esperam o fim da aula para falar com o professor, mas a estratégia mais comum é usar a internet e mídias sociais para pesquisar.