Três semanas após ter parte de seus municípios arrasados pela enchente, Santa Catarina dá exemplo da capacidade de se recuperar de catástrofes e já está com seu litoral praticamente pronto para receber os turistas durante a temporada de verão. Foi o que apurou a reportagem da Gazeta do Povo que, durante a semana passada, percorreu as praias de Itapoá, Barra Velha, Piçarras e Balneário Camboriú algumas das mais procuradas pelos turistas paranaenses quando viajam ao estado vizinho.
A rápida recuperação foi possível porque o litoral foi menos atingido pelas chuvas em comparação com o Vale do Itajaí, onde se concentraram os deslizamentos e mortes. Pesou também a solidariedade dos brasileiros de vários estados que enviaram donativos. Agora, os catarinenses continuam contando com a ajuda de pessoas vindas de outros estados, mas desta vez para que o turismo progrida. O estado vê no turismo a melhor oportunidade de se recuperar economicamente.
O presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Walendowski, responsável por cuidar da área na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, considera a ida dos visitantes essencial para que o estado se recupere. "Temos de dar esperança ao povo de Santa Catarina e informar ao turista que está tudo sob controle."
Essa normalidade atestada pelo presidente da Santur foi confirmada pela reportagem nas cidades visitadas. Os sistemas de água, esgoto e energia elétrica estão funcionando. As praias estão limpas e o comércio funcionando normalmente. Somente algumas estradas continuam com trânsito em meia pista.
Ainda há grande número de imóveis disponíveis para locação, principalmente em Itapoá. A tendência, porém, é de que esse quadro se altere nas próximas semanas. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), Wilson Luiz de Macedo, o número de cancelamentos de reservas para o final de ano e verão não ultrapassa os 3%.
Dados da Santur indicam que o turismo representa 9% da economia do estado e movimentou R$ 9,6 bilhões entre outubro do ano passado e setembro deste ano. Para que esse número não diminua, o governo de Santa Catarina está investindo em campanhas publicitárias. "Agora nós precisamos do turismo! É uma questão econômica", diz Walendowski.