Dos chapéus Panamá às cabeças descobertas, dos fordinhos aos fuscas, dos bondes ao petit-pavé, muitas foram as transformações de Curitiba nessas nove décadas de existência da Gazeta do Povo. Desde 1919 retratando as mudanças da cidade e do estado, ela agora traz uma viagem no tempo por fotografias do acervo pessoal do jornalista Cid Destefani, que há 20 anos leva aos leitores fotos e fatos do passado em sua coluna Nostalgia, publicada todo domingo neste jornal.
A partir de amanhã, no site da Gazeta do Povo e na FAE/Bom Jesus do Cristo Rei estarão expostas ampliações de 20 fotos históricas da cidade. Todas são do acervo do jornalista ou clicadas por ele próprio e retratam o movimento de Curitiba no século 20, uma cidade em franco crescimento.
Escolha
O leitor irá escolher, entre essas imagens, nove fotos que melhor representam a história de Curitiba ao longo desses 90 anos. Os internautas poderão participar da votação, somente pelo site, até o dia 16 de fevereiro. As imagens mais votadas serão publicadas como cartões-postais nas edições de fim de semana dos dias 1º, 7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de março. Na FAE/Bom Jesus as pessoas também poderão conferir ampliações fotográficas de capas da Gazeta do Povo que fizeram parte da história dos 90 anos do jornal.
São imagens de tempos antigos em que reinavam os bondes na Rua XV de Novembro a exemplo daqueles que faziam a linha Batel e a Tiradentes , ou quando havia tradicionais lojas no centro da cidade como a Louvre, Tecelagem Imperial, Casa Schimidt e a Casa Marselha Modas, além dos cinemas, muito frequentados em meados do século passado, como o Ópera, o Odeon e o Palácio. É fascinante rever lugares públicos memoráveis cujas construções foram modificadas ou não existem mais, como o Coreto da Praça Osório e o antigo Teatro Guaíra da Rua Dr. Muricy, antes de vir a ser reconstruído na Praça Santos Andrade. Nesta mesma praça, a imagem revela a Universidade Federal do Paraná, quando ainda exibia a bela cúpula central. Em tempo, muito da história da cidade, e isso é visível nas fotos escolhidas, retrata as artérias centrais de Curitiba, principalmente a Rua XV de Novembro. "Ela é a rua principal da cidade, e ainda hoje exibe muitas construções antigas", assinala Destefani, cujo acervo retrata detalhadamente o século 20, com fotografias que mostram as mudanças físicas, a vida politica, social e esportiva da cidade.
Entre as mais recentes que estarão em exposição estão a que retrata a neve de 1975 em frente ao Edifício Tijucas, o tradicional natal no Palácio Avenida, quando ainda pertencia ao banco Bamerindus, e o grandioso movimento popular pelas Diretas Já, que reuniu milhares de pessoas em luta pela redemocratização do país.
Serviço:
Site da exposição e para votação: www.gazetadopovo.com.br/90anos/postais
Exposição: FAE/Bom Jesus. Rua Fioravante Dalla Stella, 90, Cristo Rei. Na segunda, dia 9, das 19 às 22 horas e nos outros dias, das 8 às 20 horas.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora