Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Horário de verão

À meia-noite, população deve adiantar relógios

Os paranaenses devem adiantar em uma hora os relógios à meia-noite de hoje, quando entra em vigor o horário de verão 2006/2007. A medida terá duração de 111 dias e vale para os estados do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. O término está marcado para 25 de fevereiro de 2007.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o objetivo é reduzir o consumo de energia no horário de pico, entre 19 e 21 horas. Isto evita a sobrecarga nas linhas de transmissão e maiores gastos com a geração de energia termelétrica, minimizando a necessidade de novos investimentos em áreas localizadas.

Nesta época do ano há um aumento de consumo, por causa do crescimento da produção industrial motivada pelo Natal e elevação das temperaturas. Com o horário de verão, há um melhor aproveitamento da luz solar. Nas residências, a luz é ligada após as 19 horas, quando começa a cair o consumo industrial. Segundo a Copel, a energia durante o horário de ponta é reduzida, em média, 5% no Paraná.

O horário foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932. Até 1967, sua implantação foi feita de forma esporádica. Depois de 18 anos sem ser adotada, a medida voltou no verão de 1985/86, em decorrência de um racionamento provocado pela falta de água nas hidrelétricas. Desde então, o horário de verão passou a ser anual.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.