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Paraná Business Collection

A moda que cabe numa xícara de café

Coleção Coffee Addict trouxe peças de moletom e alfaiataria trabalhados juntos | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Coleção Coffee Addict trouxe peças de moletom e alfaiataria trabalhados juntos (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

A terceira noite do Paraná Business Collection (PBC) foi como uma pausa para o café. O estilista curitibano Fábio Bartz recriou na passarela a história da planta que é – e sempre foi – fonte de riqueza, trabalho e vício para brasileiros de todos os tempos. A coleção chamada Coffee Addict foi apresentada em uma passarela decorada com sacas de ráfia e perfume de café passado.A trilha escolhida por Bartz foi uma mixagem com o som de uma chaleira apitando, Frank Sinatra, música francesa e batidas eletrônicas. Tudo no clima para receber o streetwear alternativo do estilista, que, desta vez, ganhou ares de roupa de fazenda contemporânea, com referências a tempos e países diferentes. "Eu que não tomo café, mergulhei nessa história", diz o estilista, que redesenhou sua marca – o cabide – rodeada por grãos de café para servir de estampa para as roupas.

No começo do desfile, tons esmaecidos, terrosos e estampas florais lembravam a Europa importadora dos grãos e os barões do café. A fumaça saída da xícara era representada ora por bordados em miçangas, ora por faixas em tecido em espiral geométrico. Depois, moletons e alfaiataria foram trabalhados juntos, usados sobrepostos, aumentando a cobertura para os dias frios e reforçando uma linguagem contemporânea. "Os dois [moletons e alfaiataria] são o que eu mais faço, o que eu mais vendo", comenta. Os tecidos rústicos, como linho doblado, lã e ráfia apareceram encerados, resinados e moldados por silhuetas geométricas, ajustadas, prontas para serem usadas por fazendeiros jovens e cosmopolitas.

Yet

A Yet, de Dois Vizinhos, foi a segunda a desfilar na noite de ontem. Ela levou para a passarela uma jeanswear com referência militar – tachas, abotoamento duplo, dragonas e correntes – e um perfume setentista, marcado pelo jeans manchado, lavado, aplicações de couro em tom cru e calças de boca larga.

Show room

Amanhã, é o último dia do show room de negócios do PBC, onde cerca de 40 marcas paranaenses expõem seus produtos para representantes do varejo. Além de conhecer os artigos masculinos e femininos, os lojistas podem encomendar peças de outono/inverno dos expositores. Marcas tradicionais, como a Titus, de Apu­­carana, dividem espaço com novas grifes como a Madre Cortes, de Londrina, e a Artha, de Curitiba.

Serviço:

Hoje no PBC: Sinistra, às 20 horas, e Docthos, às 21 horas. O show room também é aberto aos convidados dos desfiles e fica aberto das 14 às 21 horas, no Centro de Exposições da Fiep.

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