Com a proposta de ampliar a relevância da moda paranaense no Brasil, a 8.ª edição do Paraná Business Collection (PBC), maior semana de moda do Sul do país, começou ontem, em Curitiba, e vai até a próxima sexta-feira no Centro de Eventos da Fiep. Com o tema "Conexões", o PBC está de cara nova, com mudanças na direção artística e no line up de desfiles, conectando a moda que é criada e produzida no Paraná às lojas e ruas de todo o país.
Essa é justamente uma das novidades do PBC, que traz pela primeira vez no Showroom de Negócios marcas de Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo, ao lado de grifes paranaenses, de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
"Esse evento tem um significado muito importante porque estamos trazendo o setor têxtil a um nível nunca visto antes", afirmou o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), José Antonio Fares, que abriu o evento celebrando a integração entre moda e negócios.
Para trazer as novidades da moda para a temporada de calor, a primeira grife a entrar na passarela na noite de ontem foi a curitibana Lafort, que trouxe 26 modelos femininos com estilos modernos.
Fechando a primeira noite de desfiles, a Triton fez sua estreia nas passarelas do PBC, trazendo o desfile apresentado na São Paulo Fashion Week, em março deste ano.
A formação do público e a discussão sobre temas relacionados ao universo da moda também é um dos focos dessa edição do PBC. O Zoom Cultural reunirá durante a semana profissionais e estudantes de moda e design para bate-papos e debates com temas que vão desde o processo de desenvolvimento às novas formas de negócios e economia criativa.
Pelos corredores do Cietep, o público pode ainda ver a exposição do estilista Fause Haten, que traz 10 das 19 bonecas e vestidos criados para o desfile apresentado na São Paulo Fashion Week, em março.