Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Férias de julho

A nova conquista do interior

Passeio de Macuco no Rio Iguaçu: programação inclui trilha na mata, fazendo do percurso uma das melhores atrações da Costa Oeste | Cristian Rizzi / Gazeta do Povo
Passeio de Macuco no Rio Iguaçu: programação inclui trilha na mata, fazendo do percurso uma das melhores atrações da Costa Oeste (Foto: Cristian Rizzi / Gazeta do Povo)
Turma do Surf Camp em Pontal do Paraná: convivência, cultura e aprendizado em mar aberto |

1 de 1

Turma do Surf Camp em Pontal do Paraná: convivência, cultura e aprendizado em mar aberto

O interior do Paraná reserva lugares que os moradores dos grandes centros urbanos mal podem imaginar. Visitá-los nas férias de julho é uma boa pedida. "Descobrir as cidades e fazer passeios a pé, em família, pode ser muito divertido para as crianças", sugere o professor de Turismo Diego Menão, da Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Menão faz uma provocação: o paranaense vai para Santa Catarina, para São Paulo, para o Nordeste, mas não conhece seu próprio estado. "E nós temos coisas fantásticas no Paraná", afirma. Como exemplo, cita o acesso ao campo, o que, para muitas crianças, pode ser uma experiência inédita. "Colher fruta no pé, conhecer o perfil produtivo da região e ter acesso a culturas diferentes agrega conhecimento ao passeio", ressalta.

Na região de Londrina, um conjunto de empreendimentos turísticos oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a história e a cultura regional, aliados a atrativos naturais que encantam e proporcionam experiências, no mínimo, pitorescas. A Rota do Café reúne 35 atrativos turísticos, espalhados por 15 cidades do Norte do Paraná. São fazendas históricas, plantações, pousadas, restaurantes e espaços de lazer que revelam a história e os aromas do café.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto Rota do Café, Sérgio Garcia Ozório, para percorrer toda a rota é preciso dispor de seis ou sete dias. No entanto, é possível fazer passeios de apenas um ou dois dias. "O projeto credenciou agências de turismo para atender os turistas e preparar roteiros personalizados com os atrativos que mais lhes interessam", explica.

Os empresários participantes da rota também foram preparados para surpreender os visitantes. Cornélia Ga­mer­schlag, proprietária da Fazenda Palmeira, em Santa Mariana, recebe os visitantes de maneira acolhedora e com muitas histórias na ponta da língua. "Ela tem toda uma pedagogia para lidar com as pessoas. Ela mostra todo o processo de produção do café, do começo ao fim", conta Ozório.

A fazenda é referência quando se fala de café. Lá as crianças podem conhecer desde a produção das mudas, plantio, secagem, armazenagem e beneficiamento, sempre colocando a mão na massa. "Agora que estamos em período de colheita, até final de julho, é possível acompanhar também essa etapa do processo", acrescenta o gestor.

Cambará

No Sítio Ecológico Scandolo, em Cambará, as crianças podem fazer uma trilha e aprender, de maneira simples e in loco, sobre a preservação do meio ambiente. No final, para reforçar a consciência ecológica, podem plantar uma árvore no sítio. "Tem ainda toboágua, campo de futebol, roda de viola. É possível passar o dia todo lá", informa a guia Elza Vargas Zanoni.

Vinícolas

Um dos pontos da rota que mais agrada às crianças, segundo Elza, é a Vinícola Casa Müller, que fica no distrito de Warta, em Londrina. "Os moradores cultivam diversas frutas. Agora, que estamos na época de morango, as crianças ganham uma bandejinha para colher seus próprios morangos", conta.

Para fechar um roteiro que garanta a diversão da criançada, Elza sugere outro produtor de vinho. Na Vinícola La Dorni, que fica em Bandeirantes, a arquitetura inspirada em castelos medievais é o cenário perfeito para as histórias dos Cavaleiros Templários, contadas pelo filho do proprietário, Jonathan Martins.

A Rota do Café tem foco regional, mas atrai visitantes de todo o Brasil e de fora. Em 18 meses de existência, o projeto, que faz roteiros com grupos de cerca de 25 pessoas, já atraiu cerca de 900 visitantes.

Resort

Para quem prefere descansar enquanto as crianças gastam energia, o Aguativa Golf Resort, que fica em Cornélio Procópio, distante 55 quilômetros de Londrina, tem uma programação especial para o mês de julho. Além do contato com a natureza, o resort oferece 14 horas diárias de atividades para os pequenos, com instrutores. A programação inclui atividades como teatro, contação de histórias, noite dos fantoches, acantonamento, expedições de aventura, gincanas esportivas e aulas com mestre cuca. O Aguativa concede cortesia para duas crianças de até 12 anos hospedadas com os pais. Também é possível contratar o serviço de babás.

Serviço:

Rota do Café - SEBRAE: (43) 3373-8034 http://www.rotadocafe.tur.br.

Aguativa Golf Resort (43) 3520-7000 www.aguativa.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.