Erros ortográficos, de coerência, coesão e fuga do tema proposto são encontrados em alguns textos produzidos pelos candidatos ao vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A pedido da reportagem da Gazeta do Povo, cinco professores de cursos pré-vestibulares de Curitiba analisaram respostas de uma questão discursiva da prova de Compreensão e Produção de Textos do vestibular de 2005. Dentro dos critérios exigidos pela UFPR, eles explicam porque os textos foram classificados como nulos, insuficientes, regulares, bons ou excelentes (veja nos quadros abaixo).
A prova de domingo, que marca o início da segunda fase do concurso deste ano, é obrigatória e determinante na classificação do candidato por possuir uma alta pontuação, que pode chegar a no máximo 60 (20 a mais do que cada uma das provas específicas). Cada vestibulando tem cinco horas para responder a questões objetivas de compreensão e a questões discursivas em que deve produzir textos a partir de vários formatos propostos, como charges, textos literários em prosa e verso, quadrinhos, gráficos, cartas de leitores, propagandas, entrevistas e ensaios jornalísticos.
A questão escolhida para análise dos professores solicitava aos candidatos a comparação entre os motivos da expansão populacional de Londres do século XIX e de Brasília hoje. Na opinião do professor de redação curso Positivo, Wellington Borges Costa, o Wella, esse tipo de questão exige do candidato a capacidade de produzir relações e comparações. "A questão ressalta também uma marca da prova que é a promoção da interdisciplinaridade", considera. Esse objetivo é confirmado pelo diretor do Núcleo de Concursos e pró-reitor de graduação da UFPR, Valdo Cavallet. "Avaliamos em todas as áreas do conhecimento o que o candidato foi capaz de compreender e o que é capaz de produzir dentro de um campo específico", aponta.
Na opinião da professora de redação do curso Acesso, Vitória Denck, em textos comparativos como esse, o candidato tem de estabelecer a conexão entre os elementos e ela dá uma sugestão básica: a leitura com atenção dos enunciados. No caso da questão avaliada, não se referia apenas em comparar as duas cidades. "O trabalho estava voltado aos motivos da expansão populacional das duas cidades em séculos distintos."
Já na opinião da professora de redação do curso Expoente, Anna Beatriz, o candidato que enfrentará as provas discursivas deve ter em mente que ele tem de mostrar que está apto para ingressar no curso superior. "Nesse sentido, os critérios de correção das questões envolvem o domínio de determinadas competências que será imprescindível a qualquer curso superior. A mais importante delas diz respeito à correlação de dados sob uma perspectiva crítica", avalia.
Para não correr risco de errar, o professor Wella dá a dica. "Procure perceber na prova um eixo temático que deve alinhavar diversas questões de múltipla escolha e inclusive mais de uma redação, com diferentes competências a serem trabalhadas. O tal eixo temático pode envolver atualidades ou relações com outras ciências, como neste caso".
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