Quando 2014 começou a professora Adriane Mai, da Escola Municipal Gunther Urban, em Campo do Tenente – na Região Metropolitana de Curitiba –, percebeu que o momento era ideal para trabalhar política e incentivar a cidadania da turma de 27 alunos do 5º ano, na qual dava aulas.
Democracia na prática
As experiências geraram tamanho entusiasmo que a professora promoveu uma campanha eleitoral para eleger presidente e vice-presidente da escola. Foram escolhidos seis alunos, que formaram três chapas. Eles fizeram propostas para buscar melhorias de problemas que antes não notavam com tanta criticidade. Mais de 200 alunos do período da tarde ouviram as campanhas e fizeram uma escolha.
As vencedoras foram Letícia de Jesus Martins da Silva e Eluísa Kovalski, de onze e dez anos, respectivamente. “A hora da apuração dos votos foi muito emocionante. Quando o resultado foi a anunciado, parecia que estavam comemorando uma eleição de verdade. Ver aquilo me deixou realizada, com a certeza de que fiz meu melhor”, diz Adriane.
A relação com o momento eleitoral vivido pelo país – com eleição para presidente, governador, senador, deputado estadual e federal – parecia a oportunidade perfeita de levar o assunto à sala. Adriane não apenas fez isso, como envolveu mais de 200 outros estudantes e levou os resultados da iniciativa para além dos muros da escola.
Com o projeto Pequeno Cidadão – Aprendendo na sociedade em que vivemos para transformar o mundo, a educadora utilizou as reportagens da Gazeta do Povo sobre o assunto a fim de, como ela mesma define, “demonstrar que todo cidadão pode atuar efetivamente na defesa dos interesses sociais”.
Em aula, as crianças entenderam as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e compreenderam os direitos que detinham de cobrar das autoridades. Fora dela, viveram a experiência de entrevistar um vereador do município, na visita que fizeram à Câmara dos Vereadores de Campo do Tenente.
Pouco depois, foi o prefeito do município quem recebeu a turma e respondeu questionamentos sobre políticas públicas, saúde e educação. O contato rendeu e, em duas semanas, funcionários da prefeitura estavam em frente à escola, pintando uma faixa de pedestre importante para a comunidade.
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