• Carregando...
Ministérios, autarquias e tribunais de Brasília foram evacuados por segurança | Fábio Rodriguez Pòzzebom/ABr
Ministérios, autarquias e tribunais de Brasília foram evacuados por segurança| Foto: Fábio Rodriguez Pòzzebom/ABr

Um tremor de intensidade 4,5 graus na escala Richter registrado perto da divisa entre Goiás e Tocantins ontem foi sentido em vários pontos do Distrito Federal e provocou pânico em Brasília. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o tremor ocorreu na região de Mara Rosa (GO) às 17h17 e foi seguido de outro de menor intensidade. A medição do tremor ainda é preliminar, mas foi o maior abalo já registrado em Goiás. A percepção do tremor fez com que centenas de pessoas deixassem prédios na região central da capital federal. Alguns ministérios, autarquias e tribunais orientaram a evacuação dos edifícios. Até as portas de emergência do Palácio do Planalto chegaram a ser destravadas e a equipe de segurança foi alertada sobre eventuais procedimentos de evacuação. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estava no prédio na hora do tremor.

Cerca de 200 pessoas, de todas as regiões do Distrito Federal, ligaram assustadas para a central dos bombeiros atrás de informações. Relatos de rachaduras em prédios foram registradas no Plano Piloto (centro de Brasília) e em Taguatinga, cidade-satélite. Apesar do pânico, não foram registrados acidentes ou feridos no DF, segundo os bombeiros.

14 km abaixo do solo

Até o início da noite de ontem, a profundidade do abalo não havia sido determinada pelo observatório da UnB. O USGS (Serviço Geológico dos EUA) mediu o epicentro do tremor a cerca de 14 quilômetros abaixo do solo. O prefeito de Mara Rosa, Nilson Preto, afirmou que ninguém se feriu na cidade. Segundo ele, houve um clima passageiro de pânico, e alguns prédios tiveram suas estruturas abaladas e rachadas.

A cidade tem população estimada em pouco mais de 10 mil pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e é formada por prédios de até dois andares, de acordo com o prefeito. A mesma região foi atingida por um sismo de intensidade 3,5 graus na terça-feira, muito menos intenso que o de hoje, afirmou o diretor do observatório da UnB, George França. De acordo com o professor, novos tremores não são descartados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]