A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que o abastecimento de água já está normalizado nas cidades de Rolândia e Arapongas, no Norte do estado, na manhã desta sexta-feira (15). Durante a manhã de quarta-feira (14), problemas ambientais nos rios que abastecem os municípios levaram a companhia a suspender a distribuição.

CARREGANDO :)

Imóveis com caixas d’água não sofreram desabastecimento, mas ainda podem sentir reflexos do problema, segundo a empresa. Em função dos baixos níveis dos reservatórios do sistema de distribuição da empresa, poderá haver falta de água ainda que a produção esteja normalizada.

Em Rolândia, a queda de uma camionete na ponte sobre o Ribeirão do Ema, na quinta-feira (14), provocou o vazamento de óleo diesel no manancial que abastece a cidade. E em Arapongas um forte cheiro na captação do Ribeirão Apertados levou a empresa a suspender o processo.

Publicidade

Segundo o gerente regional da Sanepar de Arapongas, Luiz Alberto da Silva, pode ter ocorrido um despejo pontual de agentes poluentes químicos-biológicos, que foram depurados pelo próprio manancial. Silva explicou à Agência Estadual de Notícias (AEN) que a interrupção é procedimento padrão.

Normalização

Em Rolândia, a partir da tarde de quinta-feira, depois da eliminação do óleo diesel no manancial, da lavagem dos tanques de floculação da Estação de Tratamento de Água e de descargas de rede, a Sanepar voltou a operar normalmente.

Já em Arapongas, a produção foi retomada por volta das 18 horas da quinta-feira. Os resultados das primeiras análises das amostras coletadas no manancial, feitas nos laboratórios da Sanepar, em conjunto com o Instituto Ambiental do Paraná, afastaram a possibilidade de contaminação por agrotóxicos ou algas. As análises mais complexas terão resultados concluídos até o final da tarde desta sexta-feira.

Em Arapongas, a Escola Municipal Diomar Pegorer foi atendida com caminhão-pipa. Também foram atendidos, em emergência, o Hospital Santa Rita, a Clínica do Rim, escolas e creches. Segundo informações divulgadas pela AEN, poucas reclamações de falta de água foram registradas em Rolândia.

Publicidade