O conserto da adutora que rompeu na madrugada desta quinta-feira (18) deve ser concluída a 0h desta sexta-feira (19). A partir daí, a água deve ser religada, mas vai levar um tempo até que todas as torneiras voltem a ter água. O problema afeta o abastecimento em cinco municípios da região metropolitana e cerca de 300 mil pessoas, conforme estimativa da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). As cidades afetadas são: Curitiba, Colombo, Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Pinhais.
Desde que a adutora rompeu, na noite de quarta-feira (17), equipes da companhia trabalham para solucionar o problema. A chuva que atingiu toda a região da capital nesta tarde de quinta, no entanto, dificultou os trabalhos e fez a previsão para religação do sistema no local ser transferida para a madrugada de sexta.
A Sanepar alerta que a água recebida por alguns moradores da capital pode estar com a coloração alterada, mas garante que ela pode ser consumida normalmente, pois não oferece nenhum risco para a saúde.
Em Curitiba, os bairros afetados são Bairro Alto, Bacacheri, Jardim Social, Tarumã, Atuba e Santa Cândida.
Em Colombo o problema pode ocorrer em Osasco, Campo Pequeno, Guaraituba, Guarituba, Maracanã, Guarani, Monza, Atuba, Rincão, Canguiri e Colônia Faria.
O abastecimento pode ser afetado em Quatro Barras nos bairros Vila Cosme, Centro, Maria Alice, Patrícia, Jardim Creplive, Pousada Quatro Barras, Jardim Menino Deus, Graciosa e Nossa Senhora das Graças.
Já em Pinhais a Sanepar diz que pode haver problemas de abastecimento no Áquila, Atuba, Centro, Perneta, Jardim Cláudia, Progresso, Vargem Grande, Weissópolis, Jardim Triângulo, Vila Tarumã, Maria Antonieta, Jacob Macanhan, Jardim Araçatuba,
Em Campina Grande do Sul são 15 pontos que podem registrar abastecimentos: Vila Chacrinha, Vila Santa Cecília, Chácara Olho dÁgua, Mitra, Jardim Industrial, Jardim Santa Rosa, Strapassoni, Santa Rita, Cássia, Jardim João Paulo II, Jardim Santa Angelina, Eugenia Maria, Joana Olímpia, Timbu, Jardim Nezita.
A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios.
Serviço
Para mais informações, ligue para o Serviço de Atendimento ao Cliente da Sanepar, cujo número de telefone é 115. O horário de atendimento é 24 horas e, ao ligar, é fundamental ter em mãos a conta de água e/ou o número de matrícula da ligação.