Uma complicação técnica durante a realização de obras de melhoria e manutenção no Reservatório da Passaúna deixa 331 mil pessoas sem água em bairros de Curitiba, Campo Magro, Campo Largo e Almirante Tamandaré.

CARREGANDO :)

No período da manhã eram 441 mil pessoas sem água. Houve redução nesse número porque o abastecimento foi normalizado em 17 bairros de Araucária na tarde desta quarta-feira (9).

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciou as obras na terça-feira (8), com previsão de término às 14 horas desta quarta. Os problemas obrigaram a operação a ser estendida. A previsão é que o abastecimento seja normalizado até as 22 horas.

Publicidade

A manutenção envolvia a troca de umatubulação de 300 milímetros por uma de 500 milímetros. Essa tubulação se encaixa em uma de 800 milímetros para diminuir a pressão da água que passa no local e estava causando muita vibração. Na manhã desta quarta, quando os técnicos finalizavam a troca, perceberam que o encaixe não estava correto e precisaram começar tudo de novo. Para fazer esse reposicionamento, o sistema teve de ser desligado e isso afetou o abastecimento de Araucária, que conta com uma rede separada.

Caso o sistema voltasse a funcionar, poderia causar um dano ainda maior. Equipes da Sanepar trabalham no local na colocação da peça durante a tarde. Depois disso, foi feita a vedação do equipamento por meio de solda. As obras são necessárias para garantir o abastecimento da população com água tratada.

Segundo a assessoria de imprensa da Sanepar, as obras foram finalizadas por volta das 17 horas. A seguir, o sistema foi religado e a água estava sendo enviada para a tubulação aos poucos, para que a pressão não rompesse a rede. Dessa forma, até as 22 horas o abastecimento de água será normalizado, de acordo com a Sanepar.

Bairros afetados

Em Curitiba, o abastecimento está afetado em 16 bairros: Butiatuvinha, Cascatinha, Orleans, Santa Felicidade, São Braz, Santo Inácio, Lamenha Pequena, Augusta, Campo Comprido, Cidade Industrial, Mossunguê, São João, Riviera, Bigorrilho, Fazendinha e São Miguel.

Publicidade

Em Campo Magro, o bairro atingido é o Boa Vista. Em Campo Largo, o bairro Ferraria pode ficar sem água. Em Almirante Tamandaré, os bairros Tanguá, Santa Maria e Santa Fé foram atingidos pelo desabastecimento.