Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Língua portuguesa

ABL lança aplicativo com regras do acordo ortográfico

Sabe aquela desculpa de muita gente que diz estar velha demais para aprender as regras do novo acordo ortográfico? Pois é, perdeu o sentido. A Academia Brasileira de Letras (ABL), uma das idealizadoras das novas regras, acaba de lançar um aplicativo grátis para tablets e celulares com o "Vocabulário ortográfico da língua portuguesa" (Volp), uma espécie de dicionário com a ortografia oficial do português. A ideia é facilitar a adoção do novo jeito de escrever.

Organizado pela equipe de lexicografia da ABL, o "Volp" é um velho amigo de todo profissional de texto - e agora vai alcançar o público em geral. Sua versão impressa, hoje na quinta edição, é um calhamaço de 877 páginas.

Há alguns anos, a ABL já o disponibilizava para consultas gratuitas em seu site, o que exigia conexão à internet. Já o aplicativo, disponível para iOS ou Android, não necessita de conexão à rede. "Estamos modernizando a comunicação da Academia, adaptando-a às novas tecnologias", afirma o imortal Geraldo Holanda Cavalcanti, presidente da ABL.

Os imortais têm acompanhado a repercussão do aplicativo na rede. Lançado há 15 dias, o Volp já teve 50 mil downloads. São usuários não só do Brasil, mas também de países como Portugal, Japão, Argentina, Bolívia e Canadá, entre outros lugares. O lançamento recebeu 185 menções no Facebook, segundo a ABL.

A criação do aplicativo, além de lançar um serviço, tem uma função política: a defesa do acordo ortográfico, que deveria ter entrado em vigor em 2013, mas teve seu prazo adiado para janeiro de 2016 por um decreto da presidente Dilma Rousseff. As editoras e a imprensa brasileiras já adotaram as novas regras ortográficas antes do prazo – mas elas ainda enfrentam resistência, inclusive em Portugal. O aplicativo conta com o recurso autocompletar e, para quem tem problemas para ler em telas pequenas, permite aumentar o tamanho da fonte.

"A disponibilidade do Volp num smartphone é revolucionária. Ainda há alguns professores que fazem campanha contra, mas o acordo já foi adotado na prática por todo mudo. No momento em que o vocabulário fica à disposição facilmente, é mais fácil a adoção das novas regras. Vai ser útil para a sua fixação", afirma Geraldo Holanda Cavalcanti. Texto de: Maurício Meireles

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.